O desafio das politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4


3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERENCIAS............................................................................................................7

INTRODUÇÃO

As políticas sociais ainda estão em construção, pois desde a década de 1930, poucoa pouco foram implantadas e implementadas as políticas sociais. Os princípios fundamentais das políticas que hoje estamos vivenciando foram afirmadas na constituição de 1988, também chamada de constituição cidadã, pois instituiu o controle social através dos conselho municipais e estaduais de saúde, educação serviço social, composta por no mínimo cinqüenta por cento de representantes do povo comosindicados, associações. Ainda tem muito que melhorar, pois ainda esta centrada na distribuição de pequena quantidade de dinheiro por família/pessoa. As políticas publicas devem estar voltadas para criação de melhoria da saúde e educação, para que aconteça a melhora real da qualidade de vida das pessoas.



DESENVOLVIMENTO

As políticas sociais vêm a cada dia tomando forma e assumindo oseu papel de garantia de direitos fazendo um breve regresso Mais ainda permanecia atrelada a antiga tradição caritativa e filantrópica sendo voltadas ao atendimento de situações da pobreza extrema, que se consolida após a década de 1930, com a atuação do estado.
Assim temos as políticas sociais assentadas na afirmação de direitos sociais da cidadania sendo construídas ao longo dos anos, maisapesar de muitos esforços e lutas somente em 1988 os direitos são reafirmados com a promulgação da nova constituição federal também chamada de constituição cidadã, onde implementou o chamado controle social das políticas publicas . E através dos seus princípios fundamentais se criou diversos programas sociais de combate à pobreza.
Entre muitos estudos sobre o tema da desigualdade no Brasil temdemonstrado não só um elevadíssimo grau de desigualdade na distribuição de renda no país, mais também que ela persistiu ao longo das ultimas décadas (Mendonça, 2005; Barros, Foguel e Ullyssea, 2007; Barros, Henrique e Mendonça, 2001, Barros e Foguel.
O que infelizmente ocorre ainda de forma corriqueira é que as políticas sociais ainda são assistencialistas e os muitos programas de renda distributivaexistente em nosso país são usados por nossos representantes com praticas de cunho eleitoreiro.
Deixando claro que os projetos que visam melhoramento futuros e consistentes que inclua ações no sentido da proteção contra riscos sociais como; doenças, velhice, desemprego ou de acesso a saúde e educação, não é tão importante quanto um pequeno beneficio menor que meio salário mínimo.
E através dessetipo ação e de pensamento que os políticos trabalham as propostas das políticas sociais e o pior acontece, elas funcionam mesmo. Em uma dessas praticas podemos observar através da Bolsa Família que é uma política social com maior universalização e de certa forma tem progressividade uma vez que,é um dos benefícios mais aprovado e bem sucedido programa do governo, segundo avaliação do Ministério dodesenvolvimento social mostra que um em cada quatro brasileiros recebem ajuda em dinheiro todos os meses,e isso e faz com que a população aprovasse como ainda aprova o atual governo que dar continuidade a esse tipo de programa.
A verdade e que essas pessoas carentes e com baixo nível de escolaridade não conseguem ter uma perspectiva futura e dessa forma acredita que receber este beneficiobasta. Elas nem mesmo conseguem imaginar o que poderia acontecer se por algum motivo do tipo uma crise ou quem sabe mudança de governo este programa fosse extinto. Entretanto o que se ver é muita gente sem querer trabalhar por ter a receber o beneficio da bolsa família. E sem a menor perspectiva de vida acha que é o melhor programa que existe e é ai onde vemos que sem conhecimento, ou seja sem...
tracking img