O desafia de saber ensinar - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WESLANE DE OLIVEIRA PEREIRA

RESENHA CRÍTICA

UFMA(CCSST)
IMPERATRIZ
2012
WESLANE DE OLIVEIRA PEREIRA

RESENHA CRÍTICA

Trabalho de graduação apresentado à disciplina
de Psicologia da Educação I do curso de pedagogia
da Universidade Federal do Maranhão.
Orientador(a): Profª. Silvia Albuquerque

UFMA(CCSST)
IMPERATRIZ
2012

O DESAFIO DE SABER ENSINAR

Em seu livro, aautora Lúcia Moysés resssalta que saber ensinar ultrapassa os conceitos de habilbidade e competência que compreendem a área do ensino. O professor, enquanto agente educativo, precisa estar comprometido politicamente com o aluno, e utilizar de todos os recursos possíveis para que este se torne um cidadão capaz de pensar criticamente.
Sem omitir a presente precariedade da educaçãobrasileira, o texto instiga à uma reflexão quanto as verdadeiras causas e consequências do fracasso escolar vigente. A incompetência pedagógica, tem suas raízes, sobretudo, políticas uma vez que o descaso dos governantes atenua a grave crise que assola as escolas. Em meio a tudo isso, a autora enfatiza a importância do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. As pesquisas de campo foramrealizadas com as professoras de nível fundamental, consideradas por pais e alunos “ as melhores” da rede municipal e estadual do setor de Niterói- RJ, em que das 40 indicadas somente 10 foram selecionadas para a pesquisa. O objetivo era quebrar o paradigma de que o conhecimento é apenas passado de professor para aluno sistematicamente, mas construído na própria sala de aula. Onde ambos aprendem.Nesse processo, para garantir uma melhor compreensão do conteúdo assimilado pelo aluno , é salutar agregar o novo conhecimento ao já adquirido, ou seja, criar pontes na estrutura cognitiva entre os novos conceitos e os antigos. Ademais, se o conteúdo for exposto ao aluno desprovido de sentido e sem nenhuma aplicabilidade na vida cotidiana, será inútil e com pouca significância. Assim, o novoconhecimento precisa ser ensinado utilizando situações adversas para que o próprio aluno elabore o conceito de acordo com os conhecimentos que já possui. Neste ponto, a autora introduz as afirmações de Vigotsky, no que tange ao processo de formação e elaboração dos conceitos, que caracteriza a passagem do particular para o geral, e deste para aquele.
O bom professor, segundo a obra,incentiva a autonomia dos alunos, e os motiva. Tal motivação, porém, não é vista como a principal causa da aprendizagem, mas o fato de despertar o interesse do aluno, para assimilar um dado conteúdo, constitui um primeiro passo para o sucesso. Ressalta-se, também, que o conceito que o professor tem do aluno interfere positiva ou negativamente na aprendizagem deste. Durante as entrevistas, aspesquisadoras puderam constatar o que havia por trás das práticas pedagógicas das professoras, bem como suas representações sociais.
Através das observações em sala de aula, os dados do discurso das educadoras relacionados as motivações que existiam por detrás do fazer pedagógio foram confirmados, no entanto, suas práticas não estavam bem fundamentadas. Tal problemática tem suas raízes, segundoa autora, no pouco destaque como que as teorias de aprendizagem são levadas em cursos de formação pedagógica.
Partindo do campo dos conceitos para as técnicas de aprendizagem utilizadas, a obra enfatiza a compreensão do significado ao invés da memorização, que, por sinal, ainda é muito utilizada em salas de aula. E como se chegar a essa compreensão? Citando algumas situações que aspesquisadoras vivenciaram em classe, tem-se a conclusão de que as professoras não apenas expunham os conteúdos de forma crua, mas indagavam os alunos e os instigava a raciocinar associando o novo assunto aos conhecimentos antigos. É irrefutável que induzir o aluno à compreensão se torna um trabalho mais árduo que simplesmente aplicar técnicas de memorização para obter resultados imediatos. E por isso,...
tracking img