O derretimento das geleiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O derretimento das geleiras é uma das principais consequências do aquecimento global. As regiões mais afetadas são o Ártico, a Antártida, Groelândia e varias cordilheiras. O derretimento dessasgeleiras gera transtorno ambiental e social.
Antes de falar do problema é importante refletirmos o porquê deste. O comportamento e ações humanas sobre o planeta quando destrói, com queimadas edesmatamentos, sistemas naturais de absorção de CO2, como florestas. Alteram o equilíbrio da atmosfera terrestre e resultam na maior retenção de calor em sua superfície.
Essas intervenções do homem,principalmente pela grande emissão de gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) em veículos, usinas termoelétricas, indústrias e equipamentos de uso doméstico,por exemplo, emite dióxido de carbono, o gás que mais colabora para a intensificação do efeito estufa.
Consequência disso é o aumento da temperatura do planeta, que causa o degelo em diversasregiões do mundo. Pesquisas mostram que 40% do gelo do Ártico tornaram-se mais finos, A Antártida perdeu mais de 3mil quilômetros quadrados de extensão. O degelo na Groelândia pode provocar um aumento deaté 7 metros no nível dos oceanos. Essa alteração na temperatura dos oceanos é responsável por consequências desastrosas e, muitas vezes irreversíveis ao planeta atingindo principalmente as espéciesmarinhas e obrigando populações residentes em áreas costeiras migrem para outras localidades.
O derretimento das geleiras nos Andes tem impactos no Brasil, causando aumento do volume das águas tanto nabacia Platina quanto na bacia Amazônica. Os cientistas temem que o aumento do nível do mar provocado pelo degelo cause inundações de terras, podendo transformar áreas da Floresta Amazônica em umasavana. Há, também, a preocupação com o aumento de doenças tropicais, como malária e dengue.
Conclui-se que a principal causa do derretimento das geleiras é decorrente das ações dos homens sobre o...
tracking img