o defeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

“O defeito”
Questão 1
Resposta: No primeiro caso (linha 1) a palavra curioso quer significar algo que chame atenção, que seja interessante.
No segundo caso (linha 12-13)apalavra curioso dá a entender ironia e estranheza, como a criticar os atuais processos de ensino de ciência.

Questão 2
Resposta: O primeiro período (Todo pensamento começacom um problema) é simples, pois apresenta apenas uma oração, esgotando seu sentido em si mesma e não possuindo relação sintática com o período seguinte (Quem não é capaz deperceber e formular problemas com clareza não pode fazer ciência), sendo classificada sintaticamente como oração absoluta.
No segundo período, que é composto, a primeira oração (quemnão é capaz) é complementada pela segunda oração (de perceber e formular problemas com clareza) havendo relação de subordinação entre esta e aquela.
Por sua vez, a segundaoração é seguida por uma terceira (não pode fazer ciência), que também está subordinada à primeira oração do período composto.
Poderia estabelecer-se uma relação entre o períodosimples e o período através das conjunções logo e portanto. Vejamos:
Todo pensamento começa com um problema, logo, quem não é capaz de perceber e formular problemas com clareza nãopode fazer ciência.
Todo pensamento começa com um problema, portanto, quem não é capaz de perceber e formular problemas com clareza não pode fazer ciência.

Questão 3Resposta: O método de investigação científica segundo o texto é a construção e desenvolvimento de problemas, método conhecido como hipotético dedutivo.

Questão 4
Resposta: Sendo acrise primordial para o seguimento da ciência, as experiências e novas ideias fazem parte de um processo construtivo para novas descobertas, motivando o avanço da ciência.
tracking img