REFERENCIAL TEÓRICO

O PAPEL DA ESCOLA NO CONTEXTO ATUAL
É perceptivo que a sociedade pós-moderna é marcada por inúmeros avanços na comunicação e na informática, bem como, transformaçõestecnológicas e científicas. Segundo Libâneo (2001) esses avanços incidem diretamente sobre a condição econômica, social, política e cultural, afetando ainda o papel da escola e o exercícioprofissional da docência.
Diante a essas mudanças Frigotto (apud, LIBANEO, 2001) cita vários aspectos nos diversos âmbitos mencionados para recomposição do capitalismo. No campo socioeconômico pode serevidenciado uma expressiva exclusão (3/4 da população brasileira) quanto aos direitos básicos de sobrevivência, emprego, saúde e educação. Já no plano cultural e ético-político o neoliberalismo prega oindividualismo e exclusão social como aspecto natural fazendo esse, parte do processo de modernização e globalização da sociedade. Por fim, no campo educacional a educação passa de direito de todospara produto e mercadoria, acentuando um dualismo em sua proliferação.
Neste contexto é que se acentua a necessidade de investimento da educação neste novo cenário com o intuito de enfrentar osdesafios e o avanço acelerado da ciência e da tecnologia, da mundialização, da economia, da transformação dos processos de produção, do consumismo, do relativismo moral.
Libâneo (2001) evidencia quemesmo existindo poucos estudos acerca de indicadores de qualidade de ensino, há um consenso entre os estudiosos de que o objetivo da educação em um processo crítico propõe uma formação abrangendo atotalidade do ser humano na suas dimensões físicas, afetivas, cognitivas, não se reduzindo a dimensão econômica.
Para Veiga (2000) os problemas da educação são sociais, havendo, primordialmente eprincipalmente, a necessidade de mudança da sociedade ao invés de apenas mudar a educação em si. Esses desafios resultam numa definição quanto ao objetivo da educação.
Baseado nesses pressupostos é... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). O debate sobre as cotas universitárias. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Debate-Sobre-As-Cotas-Universit%C3%A1rias/461907.html

MLA

"O debate sobre as cotas universitárias" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Debate-Sobre-As-Cotas-Universit%C3%A1rias/461907.html>.

MLA 7

"O debate sobre as cotas universitárias." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Debate-Sobre-As-Cotas-Universit%C3%A1rias/461907.html>.

CHICAGO

"O debate sobre as cotas universitárias." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Debate-Sobre-As-Cotas-Universit%C3%A1rias/461907.html.