O debate sobre as cotas universitárias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO

O PAPEL DA ESCOLA NO CONTEXTO ATUAL
É perceptivo que a sociedade pós-moderna é marcada por inúmeros avanços na comunicação e na informática, bem como, transformações tecnológicas e científicas. Segundo Libâneo (2001) esses avanços incidem diretamente sobre a condição econômica, social, política e cultural, afetando ainda o papel da escola e o exercício profissionalda docência.
Diante a essas mudanças Frigotto (apud, LIBANEO, 2001) cita vários aspectos nos diversos âmbitos mencionados para recomposição do capitalismo. No campo socioeconômico pode ser evidenciado uma expressiva exclusão (3/4 da população brasileira) quanto aos direitos básicos de sobrevivência, emprego, saúde e educação. Já no plano cultural e ético-político o neoliberalismo prega oindividualismo e exclusão social como aspecto natural fazendo esse, parte do processo de modernização e globalização da sociedade. Por fim, no campo educacional a educação passa de direito de todos para produto e mercadoria, acentuando um dualismo em sua proliferação.
Neste contexto é que se acentua a necessidade de investimento da educação neste novo cenário com o intuito de enfrentar os desafios eo avanço acelerado da ciência e da tecnologia, da mundialização, da economia, da transformação dos processos de produção, do consumismo, do relativismo moral.
Libâneo (2001) evidencia que mesmo existindo poucos estudos acerca de indicadores de qualidade de ensino, há um consenso entre os estudiosos de que o objetivo da educação em um processo crítico propõe uma formação abrangendo a totalidadedo ser humano na suas dimensões físicas, afetivas, cognitivas, não se reduzindo a dimensão econômica.
Para Veiga (2000) os problemas da educação são sociais, havendo, primordialmente e principalmente, a necessidade de mudança da sociedade ao invés de apenas mudar a educação em si. Esses desafios resultam numa definição quanto ao objetivo da educação.
Baseado nesses pressupostos é impossívelque o objetivo da educação esteja desconectado da economia vigente. É plausivo mencionar essa correlação uma vez que através dela torna-se possível superar as desigualdades sociais e atender efetivamente a todos e não apenas uma minoria privilegiada.
Para tanto, Libâneo (2001) propõe a discussão de um conjunto de objetivos para uma educação básica de qualidade que compõe:
· Preparação para omundo do trabalho em que a escola se organize para atender às demandas econômicas de emprego;
· Formação para a cidadania crítica, formando um cidadão-trabalhador capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la;·
Preparação para a participação social fortalecendo os movimentos sociais com o objetivo de viabilizar o controle público não estatal sobre o Estado.
·Formação ética que explicita valores e atitudes por meio das atividades escolares, para uma formação quanto a exploração que se mantém o capitalismo contemporâneo.
A partir desses objetivos mencionados surge então a necessidade de uma nova escola. Para Libâneo (2001, p. 85).
[...] a escola precisa deixar de ser meramente uma agencia transmissora de informação etransforma-se num lugar de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a atribuição de significados à informação [...].
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
De acordo com Ibérnom (apud TOLEDO; ARAUJO; PALHARES, 2005, p. 35) “[...] os professores possuem um amplo corpo de conhecimentos e habilidades que adquirem durante um prolongado período de formação”. A autoraresume que a formação do professor é uma constante, uma vez que visa o desenvolvimento pessoal e profissional, mediante as práticas de envolvimento na organização do trabalho escolar. A sua importância, de acordo com Chiristov (apud TOLEDO; ARAUJO; PALHARES, 2005, p. 35) concentra-se na própria natureza do saber e do fazer humano, como práticas que se transformam constantemente.
¨Porém, com a...
tracking img