O Debate Político de Luiz Gama no Jornal o Polichinello

6223 palavras 25 páginas
O Debate Político de Luiz Gama no jornal O Polichinello:
(1876).1
André Pedreira Santos Sousa
Ricardo Yukio Ohana Unissi
Ronilson Urbano Aires
Vanessa Diolindo Scurbani
Resumo
Na segunda metade do século XIX, figuras emblemáticas do regime escravista e jornalistas importantes do movimento abolicionista no Brasil prepararam ou sofreram o declínio do Segundo Império, tarefa que os obrigaria a enfrentar dilemas conceituais e ideológicos, tais como as relações entre Igreja e Estado, Monarquia e República, raça e nação. O artigo em questão trata da carreira jornalística de Luís Gama e tem como objetivo analisar o seu debate político em O Polichinello, com o cuidado necessário na utilização de um tipo de material criado inicialmente para informar dentro da linguagem própria do jornalismo. Portanto, o estudo de fontes do periódico aqui apresentado, considera o desenvolvimento historiográfico, e traz seus devidos cuidados nos procedimentos de pesquisa.
Palavras-chave: O Polichinello; Luiz Gama; Imprensa Paulista; Republicanismo.

Introdução

Este artigo traz uma análise da trajetória jornalística de um dos principais expoentes do movimento abolicionista no Brasil. Buscamos estabelecer os fatores e condições empenhados pelo abolicionista negro Luiz Gama na então Província de São Paulo no ano de 1876 com destaque para o movimento jornalístico que tinha como palco o Largo São Francisco.

Realizamos um estudo do seu debate político no jornal O Polichinello a fim de compreendermos com maior possibilidade de êxito as questões jornalísticas, políticas e sociais, nas últimas três décadas no século XIX. Segundo Costa (1988), nesse período cria-se uma corrente de relacionamentos que objetivava uma possível maneira de alcançar espaço e autonomia, através de poesias e conferências públicas que se fecundava o relacionamento entre o mundo senhorial e o mundo letrado. Neste momento, é indicado o envolvimento de Luis Gama com as

Relacionados