O darwismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Darwismo


A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre osanimais vivos e em extinção.

A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a idéia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientaisimpostas poderiam sobreviver.

Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam ummesmo ascendente em comum.

A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos. 

O Homo habilis (2,4 – 1,5 milhões deanos) e o Homo erectus (1,8 – 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais.

Mesmo cercada por uma larga série de indícios materiais sobre as transformações da espéciehumana, a teoria evolucionista não é uma tese comprovada por inteiro. O chamado “Elo Perdido”, capaz de remontar completamente a trajetória do homem e seu primata original, é uma incógnita ainda sem resposta.


Todas as espécies têm potencial para crescerem geometricamente.
2- O número de indivíduos de cada espécie permanece geralmente constante.
3- A cada geração os indivíduos de cadaespécie lutam (competição) para permanecerem vivos até a época da reprodução.
4- Em muitas espécies animais os machos lutam entre si pela posse das fêmeas.
5- Ocorrem variações favoráveis e variações nocivas aos organismos na luta pela vida. A causa das variações não está completamente compreendida, mas boa parte delas advém do uso e desuso dos órgãos.
6- Os organismos que tiverem variaçõesfavoráveis têm mais chance de sobreviver e reproduzir enquanto aqueles com variações nocivas serão forçosamente extintos
7- Seleção natural é a preservação das variações favoráveis e a eliminação das nocivas.
8- Durante um período de muitas gerações a seleção natural cria variedades.
9- A seleção natural tende a acentuar as diferenças entre as variedades porque quanto mais deferentes elas forem, melhorpodem explorar os diferentes recursos do ambiente.
10- Ao longo do tempo as variedades vão se divergindo cada vez mais até se tornarem espécies. O isolamento ajuda mas não é imprescindível para a formação de espécies novas.
11- Esses princípios se aplicam ao ser humano tanto quanto às outras espécies

A teoria evolutiva de Darwin foi completada pelos conhecimentos genéticos formando a teoriaSintética da evolução.
Darwin desconhecia as mutações, assim, não soube explicar como acontecia as alterações nas características físicas dos individuos

"Em 1859, Charles Darwin publicou The Origin of Species (A origem das espécies), livro de grande impacto no meio científico que pôs em evidência o papel da seleção natural no mecanismo da evolução. Darwin partiu da observação segundo a qual,...
tracking img