O currículo escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O currículo escolar expressa o caminho que a instituição escolar se propõe para promover a formação dos alunos. Nele estão incluídos os planos de cursos, de ensino e de disciplinas de formação acadêmica, que contêm os conteúdos, a distribuição da carga horária e os horários destinados às aulas.

Toda essa organização, voltada para construção de uma história de vida escolar do aluno denominamos,currículo Formal. Podemos dizer, em termos gerais, que um currículo é um plano pedagógico e institucional elaborado para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática. Mas, é importante observar que esta ampla definição pode adotar variadas formas de acordo com as diferentes concepções de aprendizagem que orientam o currículo. No que se refere ao aprender e a e ensinar, o conceito decurrículo varia, como também varia a estrutura sob a qual é organizado. E o desenvolvimento curricular, qualquer que seja o nível de planejamento, as decisões têm incidido sobre os objetivos, conteúdos, atividades e avaliação, na procura de repostas para as questões formuladas por Tyler citado por Pacheco (2005, p.49):



que objectivos educacionais deve a escola procurar atingir? Queexperiências educacionais podem ser proporcionadas para que seja possível atingir esses objectivos? Como podem esses experiências educacionais ser eficazmente organizadas? Como podemos determinar se esses objectivos estão sendo atingidos”.



Os questionamentos de Tyler demonstram uma preocupação com o modo de como se decide e organiza o desenvolvimento do currículo no contexto escolar. Para ele aautonomia concedida aos mediadores do desenvolvimento do currículo, o professor, depende do modelo de organização curricular que faz relação com o currículo formal e currículo oculto.

O processo de construção de um currículo é contínuo e exige reflexões para tomada de decisões, e este ocorre de modo global em diferentes fases[5] - currículo programado, currículo planificado e currículo real. Pacheco(2005, p. 50) considerou a construção do currículo em: “três contextos/níveis de decisão curricular: político/administrativo – no âmbito da administração central: gestão - no âmbito da escola e da administração regional; de realização - no âmbito da sala de aula”.

Esta forma de construção em níveis exemplifica-se o primeiro nível com os planejamentos a nacional – PNE e Propostas curriculares -PCNs, onde são traçados objetivos e metas educacionais para a educação do País. O segundo nível se exemplifica com Projeto Político Pedagógico nele estão contidas as quatro dimensões: administrativa, jurídica, pedagógica e financeira. E na dimensão pedagógica se constrói o currículo de ensino estabelecendo as disciplinas e os planos de ensino com objetivos, conteúdos, métodos, estratégias eavaliação.

Na afirmação de Pacheco (2005, p. 51): “o desenvolvimento do currículo começa pela proposta formal, genericamente denominada currículo prescrito ou oficial ou currículo escrito”: É o currículo sancionado pela Administração central adotado por uma estrutura organizacional escolar”. Essa afirmação também é para alguns autores, denominada de currículo Formal.

A principal característica docurrículo formal ou oficial é o formalismo, que se define por transmissão de conhecimentos, uma vez que, este tenha sido distribuído em disciplinas. Assim, as disciplinas que compõem o currículo são campos de conhecimentos específicos, delimitados e estanques, que devem ser esgotados por professores e alunos em prazos estabelecidos, de um semestre ou um ano. Geralmente, estes setores deconhecimentos se classificam em disciplinas científicas e disciplinas técnicas ou aplicadas, sendo que, freqüentemente as cientificas antecedem as atividades práticas que se realizam em laboratórios ou espaços educativos onde se reproduzem, simultaneamente, os problemas da realidade.

O currículo oculto, segundo a colocação de Apple (1982, 92) “está relacionado às normas e valores implicitamente, porém...
tracking img