O cuidar em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O CUIDAR EM ENFERMAGEM


O enfermeiro tem o papel de cuidar atingindo a todos os clientes na prestação de serviço integral e continua atenciosa e respeitando o direito à dignidade do cliente. Tratar o cliente com objetivo de alcançar a cura de forma técnica e especifica. O enfermeiro que trata concentra todos os seus cuidados apenas na enfermidade aplicando sobre o enfermo (cliente)técnicas corretas e adequadas para cada enfermidade. Já o enfermeiro que cuida respeita a pessoa enferma procura executar seus cuidados de forma holística, valorizando a pessoa como única e insubstituível.

O enfermeiro tem que criar métodos para melhor prestar o serviço ao cliente, ou seja, com qualidade, eficaz com o cliente e familiares. Assim como na equipe de enfermagem é importante à uniãopara alcançar o mesmo objetivo com qualidade, diminuir a desumanização de cuidados. Proporcionando um ambiente agradável e responsável. E tenha certeza que com a reflexão sobre ser em enfermeiro na prestação de cuidados será mais nobre, eficaz, rica de conhecimento e principalmente humanizado.


































2. RESGATE HISTÓRICO: ENFERMAGEM EA ARTE DO CUIDAR


Antigamente as pessoas que necessitavam de cuidados hospitalares eram atendidos por prestadores de serviço que eram religiosos e leigos em busca de sua própria salvação. O hospital era considerado abrigo de pobres e doentes que não tinha como se cuidar em suas residências. Já os ricos eram tratados em suas residências e os pobres sem opção eram objetos de experiência.Após Guerra de Crimeia por volta do século XIX inicia-se a elaboração de estratégias visando o bem estarem do cliente, ambiente de atenção a saúde com objetivo da cura.

O enfermeiro com o passar do tempo vem procurando aperfeiçoar os conhecimentos através de cursos, especializações, mestrado, entre outros, proporcionando melhor espaço no mercado de trabalho e na sociedade. O enfermeirotem a responsabilidade de supervisionar, administrar, cuidar, diariamente, porem não pode esquecer que tem um papel fundamental ao paciente que é prestar assistência, cuidar, humanizar, muito mais do que uma técnica (atenção/zelo). "Relação humanizada, acolhedora, aos clientes, equipe de enfermagem e servidores".

O cuidado é importante em todas as etapas da enfermidade, na incapacidade e nomorrer através de técnicas, conforto, elevação de alto estima, mostrando ao cliente a importância de sua recuperação, por tanto é fundamental que o enfermeiro entenda que ele é a peça para uma assistência eficaz e humanizada para o cliente e principalmente para a equipe.

O cliente quando hospitalizado fica venerável a tristeza, desgastes, afastamento da família, é submetido a exames, cuidados,procedimentos, porem a enfermagem pode proporcionar um conforto e um ambiente tranquilo, acolhedor e calmo. Portanto a enfermagem quando faz os cuidados, procedimentos é importante se colocar no lugar do cliente onde cada um tem uma historia, são único e devem ser observado como um todo, pois a aproximar-se do cliente também faz parte da humanização para melhor qualidade de vida e cura da doença.3. O CUIDADO EM ENFERMAGEM – UMA APROXIMAÇÃO TEORICA


A preservação do potencia saudável dos cidadãos manifesta o ato de cuidar e este ato deve ter conceitos éticos que tratem a vida como um bem precioso em si.
O cuidado significa colocar-se no lugar do outro, ser zeloso, ter atenção e concretiza-se este cuidado no contexto de viver em sociedade. É ummodo diferente de estar com o outro em situações especiais, como a recuperação e promoção da saúde, o nascimento e ate mesmo a morte.
O cuidado da enfermagem compreende-se em proteger, promover e preservar a humanidade envidando esforços transpessoais de um humano para o outro ajudando ao próximo a encontrar significados no sofrimento, na doença, na dor e por fim valorizar a própria vida para...
tracking img