O Crisântemo e a espada - Ruth Benedicth

832 palavras 4 páginas
Texto baseado no livro O Crisântemo e a Espada de Ruth Benedicth.

Ruth Benedict (1887–1948). É uma importante escritora e antropóloga americana da escola culturalista. Foi aluna de Franz Boas que é considerado o pai da antropologia americana e a primeira mulher presidente da Associação Antropológica Americana. É autora de Padrões de Cultura (1934) uma obra que trata sobre a influência que o costume exerce na vida dos indivíduos.

Contexto histórico. A obra foi publicada em 1946, sendo que a pesquisadora começou a reunir informações para a mesma em 1944. A pesquisa para a publicação do livro foi feita na época da II Guerra Mundial (1939 – 1945), isso impede Ruth de fazer trabalho de campo no Japão, mas não a impede de produzir uma rica etnografia a distância, baseada em jornais, revistas, livros e relatos de imigrantes japoneses que viviam nos EUA. Um detalhe importante é que a publicação foi escrita com o objeto de fornecer informações para o governo americano, a fim de que este entendesse a cultura japonesa para combatê-la.

Sobre o livro O nome do livro relaciona dois aspectos importantes do Japão: a beleza simbolizada na flor símbolo do país e a guerra traduzida na figura da espada. Benedicth no começo do livro descreve como foi pesquisar os japoneses. Escreve que o fato de ser uma antropóloga cultural fez diferença e contribuiu para uma observação mais profunda. O objetivo do livro é reunir informações sobre o modo de vida do povo japonês. A obra possui vários capítulos e cada um deles enfoca em algum perfil diferente da cultura nipônica, a autora ao mesmo tempo em que descreve, também defronta o ponto de vista dos japoneses e dos americanos, ou seja, as diferentes formas que cada um encarava diferentes tipos de situações. Entre os vários aspectos expostos estão à forma de condução da guerra (dentre os quais se destaca a politica de rendição) e a organização social do país.
A politica de rendição dos japoneses era diferente da dos

Relacionados

  • Sociologia
    474 palavras | 2 páginas
  • O Que Nos Difere Dos Demais Animais E Nos Privilegia Diante Deles
    1248 palavras | 5 páginas