O crisântemo e a espada

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
O que é sociologia Carlos Benito Martins
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1698523-que-%C3%A9-sociologia/

O surgimentoA sociologia como forma de expressão do pensamento moderno, passa a constituir-se uma nova área do conhecimento científico. O seu nascimento ocorre no contexto da decadência do sistema feudal e da conseguinte consolidação da sociedade capitalista, mais precisamente,considera-se o século XVIII como o marco da história sociológica, pois foi nessa época que ocorreram as duas principais revoluções ocidentais. As transformações econômicas, políticas e culturais trazidas pelas Revoluções Francesa e Industrial, alteraram a organização da vida social da época. Como resposta intelectual ao surgimento das inovações iluministas e do proletariado, a sociologia inicialbuscava ligar-se aos movimentos de reforma conservadora, os quais tentavam instaurar um estado de equilíbrio na sociedade.Além dessa sociologia moldada nas inspirações positivistas, o pensamento socialista também ganhará sua devida importância no estudo sociológico. Os não possuidores dos meios de produção irão basear-se em um referencial teórico para levar adiante as lutas de classes. Assim, nessesentido, a sociologia ultrapassa o significado de meras tentativas de reflexão e passa a ter intenções interferentes e práticas.        
A formação O antagonismo existente na sociedade capitalista, ao impedir um consenso entre os sociólogos quanto ao objeto e aos métodos de investigação, possibilitou a formação de distintas sociologias. Saint-Simon (1760-1850) é saudado como um dos fundadores dopositivismo. Ele acreditava que o progresso econômico do capitalismo contribuiria para a coesão social, no entanto, não ocultou a crença de que as melhorias na vida dos trabalhadores deveria ser iniciativa da elite. Desse modo, Engels viu nas idéias de Saint-Simon o germe de futuras idéias socialistas.             Auguste Comte (1798-1857) deve suas principais idéias a Saint-Simon. Considerado umpensador inteiramente conservador, julgava necessário restabelecer a ordem juntamente com o progresso para a construção de uma nova sociedade mais equilibrada. Também para Durkheim (1858-1917) a questão da ordem social era uma preocupação constante e ocupou-se em definir o objeto de estudo da sociologia, assim como estabelecer seu método de investigação. Ele deu devida importância à divisão dotrabalho na sociedade e considerava a ausência de regras claramente estabelecidas como a causa da anomia social.             Se a preocupação fundamental do positivismo era a preservação da ordem capitalista, o socialismo surge como a proposta de uma crítica radical a esse sistema. Os dois pensadores que se destacaram na ideologia socialista foram Marx (1818-1883) e Engels (1820-1903). Ambosdeixaram um importante legado às ciências sociais: a aplicação do materialismo dialético ao estudo dos fenômenos da sociedade.             A busca de uma neutralidade científica por Max Weber (1864-1920) tentava isolar a sociologia dos movimentos revolucionários, pois, para ele, não possuía fundamento admitir que a economia  dominasse as demais esferas da realidade social. Weber também apresentouestudos sobre a burocracia estatal e a importância da ética protestante para o sucesso do capitalismo.             O trabalho desses pensadores forneceu uma imagem do conjunto da sociedade da época, assim como contribuíram brilhantemente para o entendimento do que há de ligação entre a biografia dos homens e os processos históricos.               
O desenvolvimento  Durante as três primeiras décadasdeste século,embora a burguesia já demonstrasse seu lado conservador, a burocratização da sociologia ainda não era concreta o bastante para inibir a produção intelectual. Foi esse o período de maior desenvolvimento das pesquisas sociológicas. A investigação de campo, como exemplo temos a Universidade de Chicago nos Estados Unidos, foi importantíssima para a formulação de vários dados empíricos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O crisântemo e a espada
  • Crisantemo e espada
  • O Crisântemo e a espada
  • O crisântemo e a espada
  • O japão entre a espada e os crisântemos
  • Fichamento o crisântemo e a espada
  • Benedict, ruth: o crisântemo e a espada
  • O Crisântemo e a espada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!