O crime do borderline

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Este trabalho visa auxiliar estudos sobre a personalidade Borderline, da qual ainda é de difícil compreensão e diagnóstico. Servindo como comparativo para casos de crimes passionais cometidos por infratores considerados borderlines.
Os crimes passionais, seguidos ou não de morte são de complexidade considerável para a comunidade e profissionais que atuam sobre os casos.Além de não haver estudos que tenham uma comprovação específica quanto à causa, não podem definir ou prever qual tipo de personalidade é de fato a que emitirá comportamentos considerados criminosos. Psicologia e Direito se unem para desvendar casos, analisar situações, traçar perfis e definir campo de estudo.

A psicologia Clinica precisa desenvolver referenciais teóricos e metodológicos para asua prática (...) é um desafio de articulação do próprio discurso psicológico com outros campos discursivos que revelam as subjetividades em criação. Com isso, não se deve descartar o que foi elaborado como saber da Psicologia Clínica até aqui, mas levar esse conhecimento a novos níveis de organização (ANGELIM e DINIZ, 2006, p. 48).

Uma cena de crime, uma motivação e uma punição severa nainfância, contribuem para a formação de um sujeito que emite respostas violentas aprendidas com seus pais, tentando assim, garantir sua sobrevivência no ambiente do lar.
Conforme DALGALARRONDO (2006), com base na visão aristotélica sobre a doença mental no estudo da psicopatologia, o estudo inicia-se pela observação cuidadosa das manifestações, produzindo definições, classificações e interpretações.Sendo assim, expressa certa lógica sobre o objeto de estudo.
Casos reais de pessoas que vivem com esse Transtorno, servem como base para analisar qual o papel do diagnóstico e o qual impacto causou após esse conhecimento pelos pacientes.
Levando em consideração a história da psicopatologia para diagnóstico de transtornos mentais, a personalidade e suas alterações para entendimento daclassificação, histórico e sintomas da personalidade borderline e a teoria comportamental para possíveis análises, podemos nos aprofundar no caso do crime de Dorinha Duval para que sejam descritas quais hipóteses foram levantadas acerca deste caso.



2. NORMALIDADE E ANORMALIDADE

Primeiramente, para ter claro o conceito de psicopatologia, é necessário entender o que é estipulado como critério denormalidade e anormalidade.
A loucura tem um longo histórico. Em tempos remotos ela acontecia pela vontade dos deuses, como parte do destino do homem como recompensa ou punição, a loucura por muitos anos, tem sido considerada como bênçãos por algumas crenças e culturas e punição por outras.
PINEL (1973, apud CALDERONI, 2006) conclui que a loucura é um erro do pensamento e até hoje, não édifícil encontrarmos um louco sendo maltratado como se tivesse de fato culpa por sua insanidade.
De acordo com PEREIRA (1994) a definição de loucura é recente na história da civilização oriental e mesmo vista como doença mental, a relação que se estabelece com ela varia muito de cultura para cultura.
ROSENHAN (1972, apud SOALHEIRO, 2005) realizou com mais outros 8 voluntários uma pesquisa acadêmica,se fingiram de doentes mentais e foram instituídos em hospitais psiquiátricos diferentes. A única mentira que usaram para entrar foi escutar vozes dizendo as palavras “oco” e “vazio” e o som “tum tum”. Com isso, todos exceto um, foram diagnosticados esquizofrênicos (doença mental na qual o individuo perde o contato com a realidade). Após ingressarem nos hospitais, eles se comportavam normalmente,observando o hospital e fazendo anotações em cadernetas sem ser percebidos e nenhum dos funcionários dos hospitais perceberam, apenas os pacientes reais, que comentavam que eles eram jornalistas ou médicos ou professores que faziam pesquisas em hospitais. Nos relatórios, constava a informação de que estavam reemitindo os sintomas, em nenhum laudo constava a informação de desconfiança dos...
tracking img