O crescimento saudável requer integridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CRESCIMENTO SAUDÁVEL REQUER
INTEGRIDADE (ED 9 E 10)
Autor: Carlos Martins Cardoso Filho, BSB. DF. 2010.

Igrejas que crescem precisam de corações abertos ao
Arrependimento

Esdras havia sido designado pelo rei Artaxerxes, para atuar na Palestina, como uma espécie de legislador ou diplomata. Também assume a função de líder espiritual do povo de Israel, pois era um homem de Deus, comgrande conhecimento das Escrituras Sagradas.
Quando chegou a Jerusalém, deparou-se com um quadro crítico do ponto de vista
espiritual, conforme visto anteriormente. (9:1,2). Até mesmo os sacerdotes e levitas tinham-se casado com mulheres de outros povos, em total desrespeito à lei de Deus. Esdras prostrou-se aos pés do Senhor, orou, chorou, e pediu perdão pelo pecado do povo. Grande multidão dehomens, mulheres e crianças reuniu-se ao seu redor durante longas horas do dia, e teve consciência do grande pecado que tinham cometido, chorando grandemente (Es 10:1). Então, Secanías (líder entre os que estavam em Jerusalém), em nome do povo reconheceu o pecado que tinham cometido. Esdras os levou a uma aliança sagrada com Deus, em uma decisão bastante dura para eles próprios, e difícil para anossa compreensão hoje.

Às vezes, o conserto de transgressões é penoso e produz fortes consequências

O que ocorreu foi um tipo de divórcio coletivo, onde as mulheres de outros povos
casadas com judeus foram dispensadas, juntamente com seus filhos, e enviadas de volta para suas terras e lares paternos, além das fronteiras do território judeu. (capítulo 10). São consequências desastrosas.Famílias foram partidas. Poderíamos até pensar: Mas que injustiça! Que absurdo! Antes, porém, há duas considerações a fazer:
Primeiro, dentro dos costumes, da cultura e da lei da época, havia previsão para o
repúdio da mulher pelo marido, sem ser por adultério, mas por algo que se consideraria indecente (Dt 24:1-4). Observamos que isso ainda ecoava nos tempos do Novo Testamento, quando em Mateus19:7 os fariseus questionam Jesus por que Moisés (na Lei) previu a possibilidade de o homem repudiar sua mulher, dando-lhe carta de divórcio. Jesus disse que isso foi permitido na Lei em virtude da dureza de coração do homem, mas que não era assim no princípio. Enfim, na época da Lei, essa possibilidade existia. Dava-se carta de divórcio à mulher repudiada, liberando-a a contrair novo casamentocom outro homem. Não há, contudo, registro do pagamento de algo similar a uma pensão alimentícia, como em nossos
dias. Mas, mesmo que existisse, em termos culturais ou de tradição, não há evidências de que tal tenha ocorrido na situação narrada em Esdras 10 .
Segundo, deve-se compreender que toda transgressão contra a palavra de Deus gera consequências, e esta foi a consequência desastrosa dessatransgressão. Famílias foram afetadas. Muitas vezes não medimos as conseqüências que nossas ações podem gerar, menos ainda o preço para consertar. Isso é algo muito importante a aprendermos. Ir contra princípios da Palavra de Deus tem consequências. E essas consequências não são apenas espirituais, muitas vezes são naturais também.
Analisemos, agora, algumas questões relevantes e tentemosrespondê-las. Será que casamentos mistos eram tão problemáticos assim? Será que havia algum motivo lógico para a proibição que justificasse lei tão severa? Será que não se cometeu uma grande injustiça com aquelas mulheres? Não havia alternativa? Será que esse evento estabelece algum padrão de comportamento para os dias de hoje? Um ponto importante a ressaltar é que devemos analisar o contexto doseventos bíblicos, para melhor entendê-los e aplicá-los. Sem isto, poderemos ser levados a erros razoáveis, especialmente se queremos trazer alguma aplicação prática para nós.

Deus requer nossa integridade

Dentro da cultura judaica, a mulher até poderia não ter destaque, não figurando, por exemplo, nas genealogias bíblicas. Mas uma coisa é certa: ela era e ainda é uma peça chave na...
tracking img