CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL
MICHELI FERREIRA DA SILVA
O CRESCIMENTO DO MAL ATUAL PSÍQUICO E A DIVULGAÇÃO DO MODELO NEOLIBERALISTA.
Palmares
2009
MICHELI FERREIRA DA SILVA
O CRESCIMENTO DO MAL ATUAL PSÍQUICO E A DIVULGAÇÃO DO MODELO NEOLIBERALISTA.
Trabalhoapresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de PSICOLOGIA GERAL.
Orientador: Prof. Lisnéia Aparecida Ramparazzo.
Palmares
2009
PESQUISA
MUNICIPIO: Xexéu – PE
No meu município não existe programas ou instituição que realiza atendimento na área de saúde mental.
INTRODUÇÃONeste trabalho apresentamos algumas causas que motivam o surgimento da depressão nos dias atuais. Tais como: doenças patológicas, separação dos pais, o precário sistema de saúde pública, a falta de políticas para o melhoramento das ações rápidas e eficazes do estado no combate a estes tipos de transtornos e o surgimento precoce desse mal na infância e na adolescência, quadro clinico, fatoresde risco, evolução e suicídio.
Além de citarmos o modelo neoliberal que exige do homem um aspecto infalível, onde ele é culpado pelo seu sucesso ou fracasso, transformando o individuo em um “super homem” modelo esse inatingível. Tratamos também do consenso de Washington 1989 famoso artigo de John Wallimson e a critica ao neoliberalismo.
DEPRESSÃO
Égrave e acelerado o crescimento do mau que vem acometendo uma boa parte da sociedade mundial. Como constatamos em nossa pesquisa tudo indica que à “DP‘’como é conhecida, se torne à segunda doença no ranking (Organização Mundial da Saúde). Todos os sintomas que remetem uma pessoa à depressão devem ser bastante observados, pois um diagnóstico mal aplicado causará uma série de problemas para o paciente,que conseqüentemente irá passar por dificuldades permanentes em seu convívio social. Se observarmos o modelo da organização da sociedade atual concordaremos que ele vem atrapalhando, pois todos os indivíduos que fogem dos padrões estabelecidos são de fato descartados e esquecidos, considerados anormais para possuírem estruturação, segundo afirmam os estudos de diversos especialistas. Váriosfatores aproximam o ser humano da depressão vejamos algumas doenças: AIDS, CANCÊR, LEUCÊMIA, ANOREXIA e OBESIDADE estão presentes e representam grande parte da perda de capacidade mental de muitos pacientes, que acometidos por esses maus caem em constante declínio estrutural e psíquico. Toda sociedade seja em qual for o país possuem regras e imposições, algumas com grande apoio do governo que forneceestrutura básica como: Educação de primeira, saúde, moradia, empregos e bons salários são esses os considerados de primeiro mundo. Porém vejamos que nem mesmo com todo esse apoio deixam de existir casos de surtos depressivos como recentemente constatamos: Um estudante alemão matou 15 pessoas e logo após cometeu suicídio tema também incluso e tratado pela psiquiatria. O outro lado também existe oprimo pobre ‘’ nações de terceiro mundo’’ sofrem sem nenhuma estruturação para cuidar de sua população que se ver sem rumo e acabam ficando a mercê da sorte, a auto-estima de tais indivíduos é muito pequena, pois não estão acostumados a desenvolvê-la isso ocorre por conta da falta de igualdade social. Recentemente foi feito uma pesquisa nos arredores dos maiores shoppings de São Paulo e Rio deJaneiro onde existem grandes aglomerados de ‘’favelas ou comunidades’’, foi constatado pela Emissora da (Rede Record) que mais de 60% dos moradores dessas comunidades não vão ao shopping, não por falta de condições financeiras, mais por acharem ser descriminados e maltratados pelos vendedores e comerciantes desses estabelecimentos comerciais. Isso acarreta em uma incomunicação social e isolamento...