O cotidiano da escola e da sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro O cotidiano da escola e da sala de aula

A escola: princípios para uma instituição

O princípio é o que inspira e orienta a ação, o que a torna compreensível e defensável. Baseado nessa definição, podemos destacar alguns pontos que ajudam a relacionar a escola e seus princípios para uma instituição. Primeiramente visualizamos o papel da escola na sociedade, que muitas vezesequivocadamente a considera um serviço. Esse equívoco acontece, pois ao longo do tempo essa imagem foi criada através das propostas de politicas públicas oferecida como tal. Mas a escola é uma instituição onde se fundem diversos valores de cunho social e cultural através das relações interpessoais.

Devemos também citar a democracia como um dos princípios da escola não esquecendo que sua praticaé totalmente ligada à prática dos processos pedagógicos. Uma democracia, os princípios fundadores da Escola não podem ser encontrados a não ser nas condições do seu efetivo exercício. Porque a democracia não se dita, não se ensina, não se prescreve. Vive-se, pratica-se, cria-se no ato dos múltiplos afazeres pedagógicos. Em uma democracia, os interesses individuais são legítimos e sabem.

Ospilares de uma escola como instituição tem sua estrutura diretamente apoiada nas pessoas, que devem cumprir o seu papel colaborador no que se refere a imposição de valores como ética e respeito mutuo.

Uma das missões fundadoras da Escola é a de transmitir às jovens gerações os meios de assegurar, ao mesmo tempo, o seu próprio futuro e o futuro do mundo. Porque uma coisa depende da outra. Não hápessoas fora da humanidade. Não há futuro individual sem futuro coletivo tendo como objetivo transmitir e efetuar os conhecimentos escolares de forma continua e progressiva.

Na historia da cultura da escola, existem três parâmetros para a ideia de escola moderna: igualdade, fraternidade e liberdade. Este ultimo objetiva universalidade tendo a visão da escola como um espaço publico e não privado.Sendo assim, não devemos excluir, e sim absorver explorar dentro de suas possibilidades, pois ela não é compatível com a procura de qualquer homogeneidade, seja ideológica, sociológica, psicológica ou intelectual. Porque a heterogeneidade é um valor social.

É de extrema importância que se acabe com a violência e sedução para tornar a escola um espaço público.

Tendo flexibilidade com a produçãoe valorizar vo compreender antes de fazer, a escola se desvincula da imposição, criando seu espaço para transmissão de conhecimentos e sendo um lugar para se errar sem risco.

Sendo laica, a Escola contribui para libertar aqueles que a frequentam de todas as formas de ascendência sobre os espíritos.

Sendo Escola da República, que forma cidadãos de um Estado democrático para um mundosolidário, a instituição escolar deve conjugar integração, emancipação e promoção da humanidade no homem.

Que, na ausência de um “bem comum escolar” claramente identificado, não se pode condenar ninguém por defender seu interesse pessoal. Assim, reivindicam que se esclareçam a relação entre a escola e as famílias desejam que as escolas desçam de sua torre de marfim e aceitem verdadeiramente conversarcom os pais, trabalhar com eles: sobre os valores a promover no sistema, sobre os meios de avaliar seus resultados, sobre os métodos que podem possibilitar um acompanhamento de nossas crianças, respeitando os respectivos papéis, para que elas ingressem no mundo mais lúcido e ao mesmo tempo, mais solidário.

É por meio da escola que se pode emergir de uma condição de oprimido para exaltado, e paratanto basta querer aprender cada vez mais.

O professor: tensões para um ofício



Tensão um. Entre educabilidade e liberdade, entre onipotência do adulto e impotência do professor, criar obstinadamente as melhores condições possíveis para que o aluno mobilize sua liberdade de aprender.



Tensão dois. Entre transmissão de um saber...
tracking img