O corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Índice
Documentos são usados por muitos, e principalmente dentro de empresas, documentando, avisando, declarando, de muitas outras formas, como exemplos Ata e Atestado.


1. ATA
É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões,
Reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades.Semelhantes, de acordo com uma pauta, ou "ordem do dia", previamente divulgada.
É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.

Mediante tais pressupostos, a essência discursiva inerente ao artigo em voga é a de ressaltar as características relacionadas a uma modalidade textual que figura nalinguagem escrita – a ata. Esta tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada.
Para evitar qualquer modificação posterior a ata deveser redigida de tal maneira que isso não seja possível:
- sem parágrafos ou alíneas, ocupando todo o espaço da página;
- sem abreviaturas;
- números escritos por extenso;
- sem rasuras nem emendas;
- sem uso de corretivo
- com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Se o relator cometer um erro, deve empregar apartícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco…”
Um exemplo de ata:


1.1. Ata de reunião

Por muito tempo, as atas de reunião foram os documentos formalizadores das decisões tomadas em empresas, condomínios e associações. Elas continuam sendo um excelente instrumento, principalmente porque elas se tornaram maisflexíveis quanto ao seu formato, sua apresentação.
O que antigamente se resumia a uma estrutura rígida, com linguagem até de difícil compreensão, hoje tem por objetivo democratizar o acesso às decisões tomadas.
Algumas orientações gerais continuam válidas. Principalmente no que diz respeito às informações que devem constar em um documento deste tipo e a linguagem a ser utilizada. Mas no geral, aata de reunião se tornou um documento muito mais simples de ser elaborado do que se imagina.
Mas para encurtar a conversa, se o seu interesse é apenas encontrar um bom modelo de ata de reunião, sugiro que você clique aqui e vá direto ao link de download!



1.1.1. O que escrever na ata?

Em uma ata de reunião não podem faltar as seguintes informações básicas:
Data, local, horário de início efim da reunião (é preciso que as pessoas saibam onde e quando as decisões foram tomadas)
Pessoas presentes e seus cargos (todos devem saber por quem as decisões foram tomadas)
Pauta da reunião (saber o propósito para o qual as pessoas se reuniram é um dos principais interesses ao se ler uma ata de reunião)
Discussões (essa é a parte onde as pessoas registram porque as decisões foram tomadas,porque algumas idéias foram abandonadas e evitam que a mesma discussão ocorra várias outras vezes)
Registro das decisões (para saber o que de fato foi acordado entre os participantes)
Compromissos (onde são registrados os prazos para execução de tarefas e é estabelecido o dia, horário, local e participantes da próxima reunião)
Uma boa ata irá conter esses tópicos. Dificilmente uma ata conterámais informações além destas. É importante lembrar que a ata deve ser um documento sucinto, de fácil leitura e identificação (em especial) das decisões tomadas. E uma ata que não abranja todos estes itens ficará incompleta, deixando os leitores com dúvidas sobre algum aspecto da reunião.

1.1.1. Layout

Antigamente existiam várias regras para elaboração de atas de reunião. As principais eram:...
tracking img