O corpo humano e seu simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Corpo Humano em Simbolismo

O mais antigo, o mais profundo, o mais universal de todos os símbolos é o corpo humano. Os gregos, persas, egípcios e hindus considerada uma análise filosófica da natureza trina do homem para ser uma parte indispensável da formação ética e religiosa. Os Mistérios de cada nação ensinou que as leis, elementos e poderes do universo foram simbolizadas na constituiçãohumana, que tudo o que existe fora do homem teve seu análogo no homem. O universo, sendo imensurável na sua imensidão e inconcebível em sua profundidade, foi além das estimativas mortal. Até mesmo os próprios deuses podiam compreender, mas uma parte da glória inacessíveis, que era sua fonte. Quando temporariamente permeado com entusiasmo divino, o homem pode transcender por um breve momento aslimitações de sua própria personalidade e eis que, em parte, que esplendor celestial em que toda a criação é banhado. Mas mesmo em seus períodos de maior iluminação homem é incapaz de imprimir na substância de sua alma racional uma imagem perfeita da expressão multiforme da atividade celeste.

Reconhecendo a inutilidade de tentar lidar intelectualmente com o que transcende a compreensão dasfaculdades racionais, os primeiros filósofos voltaram sua atenção a partir da Divindade inconcebível ao próprio homem, com nos limites estreitos de cuja natureza eles encontraram manifesta todos os mistérios do exterior esferas. Como a conseqüência natural dessa prática não foi fabricado um sistema secreto teológico em que Deus foi considerado como o Grande Homem, e, inversamente, o homem como o pequenodeus. Continuando essa analogia, o universo era visto como um homem e, inversamente, o homem como um universo em miniatura. O universo maior foi denominado o Macrocosmo - O Grande Mundo ou do corpo - e da Vida Divina ou entidade espiritual controlar suas funções foi chamado de Macroprosophus. O corpo do homem, ou o universo humano individual, foi chamado o Microcosmo, ea vida divina ou entidadeespiritual controlar suas funções foi chamado de Microprosophus. Os mistérios pagãos eram principalmente preocupado em instruir os neófitos na verdadeira relação existente entre o macrocosmo eo microcosmo - em outras palavras, entre Deus eo homem. Assim, a chave para estas analogias entre os órgãos e funções do homem microcósmico e os do Homem Macrocósmico constituiu o bem mais precioso dos iniciadosmais cedo.

Em Ísis Sem Véu, HP Blavatsky resume o conceito pagão do homem como segue: "O homem é um pequeno mundo - um microcosmo dentro do grande universo como um feto, ele está suspenso, por todos os seus três espíritos, na matriz do macrocosmo. ;. e enquanto seu corpo terrestre está em simpatia constante com a sua terra-mãe, suas vidas alma astral em uníssono com a anima mundi sideral Eleestá nele, pois é nele, para o elemento mundo permeia preenche todo o espaço, e é espaço em si, apenas sem praias e infinito Quanto ao seu terceiro espírito, o divino, o que é senão um raio infinitesimal, uma das inúmeras radiações provenientes diretamente da maior causa -.? a luz espiritual do mundo Esta é a trindade de natureza orgânica e inorgânica - o espiritual eo físico, que são três em um, eda qual Proclo diz que "A mônada primeiro é o Deus Eterno; a eternidade, segundo, o terceiro, o paradigma ou padrão do universo; "Os três constituem a Tríade Inteligível".

Muito antes da introdução da idolatria em religião, os sacerdotes primeiros causou a estátua de um homem para ser colocado no santuário do templo. Esta figura humana simboliza o poder divino em todas as suas manifestaçõesintrincados. Assim, os sacerdotes da antiguidade aceita o homem como o seu livro, e através do estudo de ele aprendi a entender os mistérios maiores e mais abstrusas do esquema celestial da qual faziam parte. Não é improvável que essa figura misteriosa de pé sobre os altares primitivos foi feita na natureza de um manequim e, como certas mãos emblemáticos nas escolas de mistério, estava coberto de...
tracking img