O cooperativismo: uma breve reflexão teórica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O COOPERATIVISMO:
UMA BREVE REFLEXÃO TEÓRICA

No que se refere ao cooperativismo e as cooperativas, trata-se de um fenômeno pouco compreendido até pelos economistas, dos quais tem uma concepçãoinadequada, dando ênfase aos aspectos doutrinários, e por vezes sob a ótica da empresa privada.
Equivocadamente tem-se uma visão de que o cooperativismo está ligado ao ato de cooperar e que seriainerente a natureza humana, mais ainda, que até os animais cooperam entre si.
Na verdade cooperativismo é um movimento social q foi de encontro ao liberalismo capitalista do século XIX, como umaforma alternativa da classe trabalhadora em buscar melhores condições de vida, buscando dessa forma a sobrevivência.
Sob a influencia de grandes filósofos como Robert Owen e Willin King, é que surgem asassociações, os sindicatos, os partidos políticos da classe trabalhadora e em destaque as cooperativas, principalmente a Cooperativa dos Probos Pioneiros de Rochdale, onde 28 tecelões juntaram 28libras e abriram seu armazém cooperativo em 21 de dezembro de 1844 na Inglaterra, inicialmente oferecendo pequenas quantidades de farinha de trigo, açúcar, manteiga e de aveia, posteriormente chá e fumoforam oferecidos, apesar de enfrentarem inúmeras dificuldades como a chacota da população, não se abalaram e seguiram em frente. Foi a pioneira cooperativa, neste caso de consumo, que obteve umsignificativo sucesso na época. A grande regra que os tecelões fizeram foi a de destinar um percentual das sobras líquidas à educação dos próprios cooperados a chamada “regra de ouro”. Criaram umabiblioteca, onde podiam em alguns dias da semana receber uma instrução tão valiosa que é ato de poder ler e absorver informações dos livros, o que contribuía e muito para o crescimento moral e espiritual doscooperados. Tanto que seus princípios servem de base até os dias de hoje dentro dos estatutos das cooperativas. Por outro lado se percebe que esses princípios estão sendo desvirtuados da sua...
tracking img