O conveito de fmea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FMEA APLICADO EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Teoria e Prática



Mostrar as características da sistemática da Failure Mode and Effect Analisys (FMEA) aplicado sobre a produção. Expor estudo de caso com dados fictícios.













Santo André - SP
2008

RESUMO


Este trabalho tem como finalidade mostrar a aplicação da ferramenta FMEA em sua teoria e práticaem um processo da indústria de borracha. Através desta ferramenta buscou-se reconhecer e avaliar as falhas potenciais de um processo e seus efeitos. Foram identificadas ações que poderiam eliminar ou reduzir a chance de as falhas potenciais virem a ocorrer. Durante a aplicação prática da ferramenta e partir de uma identificação criteriosa dos seus pontos críticos provou-se as vantagens da suautilização. A principal delas é a contínua busca por um processo isento de riscos gerando alta qualidade para o processo.


Palavras-chave: FMEA; Ferramentas da Qualidade, Borracha

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 5
2. DEFINIÇÃO 5
2.1 Tipos de FMEA 7
2.1.1 FMEA de Projeto (Produto) 7
2.1.2 FMEA de Processo 7
2.2. Propriedades 7
3. IMPLEMENTAÇÃO3.1 Dados históricos
3.2 Técnicas auxiliares
3.3 Coleta dos dados
4. ESTUDO DE CASO
4.1 Sistemática do FMEA de processo
4.1.1 Fluxograma
4.1.2 Preenchimento do formulário
4.2 Resultados obtidos
5. Conclusões
5.1 Quando executar uma FMEA

6. Bibliografia



1. INTRODUÇÃO


Com aglobalização e a competitividade entre as organizações torna-se necessário e indispensável lançar no mercado produtos com alta confiabilidade a preços competitivos que atendam aos requisitos de satisfação com a garantia de um bom produto para o cliente.

Aplicando a técnica da ferramenta FMEA é possível proporcionar a identificação dos tipos de falhas, suas causas e seus efeitos sob o ponto de vistado cliente tanto em processos como em produtos e serviços.

Um dos fatores mais importantes para implementação com sucesso de um programa de FMEA é a sua execução antes dos acontecimentos. A FMEA deve ser uma ação de prevenção para que possamos executar processos mais enxutos e planejados.

Para que seja possível a implementação do FMEA, deve-se determinar e ter em mente que a FMEA seja oresultado de um trabalho em equipe.

Conhecendo as funções e a importância da ferramenta, o desenvolvimento da FMEA para o caso mencionado gerou resultados que são aplicados em todos os processos em desenvolvimento, seja pelo histórico gerado como pelo óbvio lucro obtido em termos de tempo.


2. DEFINIÇÃO


A ferramenta FMEA pode ser compreendida como uma metodologia sistemática que permiteidentificar potenciais falhas de um sistema, produto, projeto e/ou serviços, com o objetivo de eliminar ou minimizar os riscos associados, antes que possíveis falhas aconteçam.
O foco é eliminar os tipos de falha ou reduzir os riscos operacionais de sistema. A FMEA é muito importante para identificar a necessidade de um projeto visando sua confiabilidade como resultado da análise do projeto ouproduto. Esta análise ajuda a aumentar o conhecimento do produto e as possíveis conseqüências das falhas decorrentes do processo de projeto, assegurando que os resultados de qualquer falha, eventualmente ainda existente, possam causar o mínimo de problemas.


2.1. Tipos de FMEA


2.1.1 FMEA de Projeto (Produto)

Utilizado para identificar as falhas potenciais existentes no projeto do produto.Deve ser executado durante a elaboração do projeto. A aplicação pode ser direcionada aos componentes isoladamente, subconjuntos principais e ao próprio produto.


2.1.2 FMEA de Processo


Utilizado para identificar as falhas potenciais devido às deficiências do processo de manufatura. Deve ser feito durante a execução do projeto do processo de manufatura.


2.2. Propriedades


O...
tracking img