O controle interno como uma ferramenta de tomada de decisão.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A expansão da empresa, de uma forma geral, aliada às contínuas mudanças que ocorrem em seu ambiente, leva a preocupação aos gestores que é importante o controle interno dentro das organizações, de todos o ramos e seguimentos, voltando para a redução de custos, riscos e otimização dos resultados.
Atualmente a economia do país passa por grandes transformações e asempresas têm de se adaptar as novas exigências do mercado que esta cada vez mais competitivo, ai que surge o controle interno que tem sido uma ferramenta de grande auxilio e importância na gestão das empresas, esta ferramenta auxilia a administração no controle dos bens e recursos.
O controle interno é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de qualquer tipo de entidade, e suaaplicação tem uma função preventiva dentro da organização. Destaca-se que o controle interno contábil está direcionado ao desenvolvimento de procedimentos que proteja os ativos e informações fiéis geradas pela contabilidade e os controles administrativos dentro promovem ao gerenciamento, bem como o respeito e obediência as políticas e procedimentos adotados pela administração.
A falta ouineficiências de controle interno acarreta em impactos nos custos beneficio, e possíveis perdas, e para permitir em quanto as empresas reduzirão seus custos e ou aumentarão seus lucros, tem que possuir: melhores praticas de gestão administrativa, controle eficiente e adequado, visibilidade, controle das operações e reduzir riscos.
O fornecimento de demonstrações contábeis, adequadas e que mobiliza oconjunto de controles internos eficientes, permite melhorar a classificação de risco da empresa no mercado financeiro, por reduzir incerteza dos credores e acionistas.
Percebe-se que pequenas e médias empresas, normalmente, não possuem sistema de controle interno e nem de contabilidade. A falta de contabilidade ou uma contabilidade deficiente, além de outros prejuízos, faz com que oempresário administre a empresa sem saber na verdade o que ocorre ou baseado exclusivamente na sua intuição profissional. É como dirigir um carro sem saber ler ou usar todos os seus instrumentos, o que faz com que, mais cedo ou mais tarde, o acidente será inevitável. Além disso, a falta de contabilidade pode não habilitar a empresa a obter empréstimos junto a bancos, crédito junto a fornecedores, porexemplo: em caso de falência da empresa, o empresário pode ter sérios problemas e não saber resolve-los. A falta de controle interno ou um controle interno deficiente pode estimular desfalques ou dificultar a sua constatação.


2 - CONCEITO DE CONTROLE INTERNO
Controle interno é um sistema da entidade, constituído de seu plano de organização, atribuição de deveres e responsabilidades, planode contas e relatórios e todos os métodos e medidas para controle empregados para proteger seu ativo, aumentar a exatidão e a fidedignidade dos dados e relatórios contábeis e avaliar e promover a eficácia em todos os aspectos operacionais e organizacionais.
Segundo o IAIB- Instituto dos Auditores internos do Brasil:
controle interno deve ser entendido como qualqueração tomada pela administração (assim compreendido tanto a Alta administração como os níveis gerenciais apropriados) para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos seja atingidos, a alta Administração e a gerência planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar com razoável certeza essa realização.
O Conceito de controle interno éfacilmente entendido, quando se observa suas características específicas: do ambiente do controle interno na empresa, tais como o nível dos profissionais, o grau de formalidade dos controles, o ambiente ético no contexto operacional e as opções adotadas internamente para o tratamento de fraudes e erros ocorridos.
Segundo o comitê de procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de...
tracking img