O contrato social em thomas hobbes e jean-jacques rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contrato social é um conjunto de teorias que explicam a formação de Estados e manutenção da ordem social. As pessoas abrem mão de alguns direitos para um governo que vai obter as vantagens da ordemsocial. Então, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade. As teorias se iniciaram através do exame da condição humana na ausência de qualquer ordem social estruturada(estado denatureza). As teorias do contrato social tentam explicar de diferentes formas, como foi do interesse racional do indivíduo abrir mão da liberdade que possuiria no estado de natureza para ter osbenefícios da ordem política.
As teorias sobre o contrato social foram entre os séculos XVI e XVIII, e explicam a origem dos governos e as obrigações políticas dos governados. Thomas Hobbes (1651) eJean-Jacques Rousseau (1762) são os mais famosos filósofos do contrato social.
Thomas Hobbes estabelece a necessidade de entregar sua liberdade para uma pessoa que será capaz de tomar as decisões importantes,e preservar a vida daqueles que deram poder para esta pessoa(“monarquia”). O mesmo não acontece na filosofia de Jean Jacques Rousseau, ele adota em sua política a democracia a melhor forma degoverno. Para Rousseau, escravizar o inimigo após vencer uma guerra é uma injustiça. Hobbes afirma que os homens são todos iguais segundo as circunstâncias da sua natureza, isto significa que, para Hobbes,os homens vivem naturalmente e individualmente em estado de grande risco de guerra, e daí a necessidade do pacto com um soberano. A soberania garante a conservação da vida das pessoas desse pacto,porém, essas pessoas cedem seus direitos a ele. Já Rousseau questiona a necessidade natural de transferir os direitos a um soberano, mas sem fazer a vontade geral do povo, e sim consigo mesmo, uma vez queo que tem o poder, também determina as vontades próprias e individuais, e poderá utilizar os direitos do povo para a própria autoconservação. Os dois filósofos concordam com o fato do ser humano...
tracking img