O conto da ilha desconhecidaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA

Um homem foi ao palácio do rei para lhe pedir um barco. No palácio havia várias portas e cada uma tinha sua utilidade. O rei passava todo o tempo na porta dos obséquios, onde os tais eram oferecidos. 

O homem foi ter na porta das petições, afinal, estava ali para fazer um pedido. O rei, no entanto, fingia não ouvir as batidas na tal porta e deixava baterem atéque o som incomodasse a vizinhança que questionavam: Que rei temos nós, que não atende aos seus súditos?
Quando isso acontecia o rei mandava que o primeiro secretário fosse ter com quem batia e este pedia ao segundo secretário que pedia ao terceiro que ordenava ao seu subordinado, este por sua vez mandava ao seu subordinado e assim ia até chegar à mulher da limpeza que não tendo em quem mandar iaatender as batidas. Foi assim que o homem que queria um barco foi atendido. 

Quanto tal homem foi atendido pela mulher da limpeza exigiu fazer seu pedido ao rei, ao receber como resposta que o rei era muito ocupado, falou que da porta só sairia quando falasse diretamente com a alteza. Assim deitou-se frente à porta e esperou. Sua estada era positiva aos olhos do rei pelo fato de que outraspessoas não viriam pedir e sobraria mais tempo para os obséquios, mas ao mesmo tempo as revoltas sociais cresciam devido à demora da resposta. Então, em três dias o rei foi ter com o homem. 

O homem pediu ao rei um barco, queria ir ao encontro da ilha desconhecida. O rei afirmou que tal não existia, no entanto o homem argumentou e assim teve o barco concedido, o rei mandou que ele procurasse pelocapitão do porto, que sozinho arrumasse sua tripulação e que adquirisse um barco seguro e que navegasse bem.
No instante em que o homem partiu, muitos correram para a porta das petições, mas o rei já havia saído e a mulher da limpeza também, decidira que iria à procura da ilha junto com o homem e que seria a mulher da limpeza no barco. 

Ao chegar às docas o homem teve com o capitão que lhequestionou sobre sua experiência nos mares. De longe a mulher da limpeza observava e escolhia entre os barcos qual que gostaria. O capitão cedeu ao homem uma caravela reformulada. Justamente o barco que a mulher escolhera. E foi gritando “meu barco”, se apresentou ao homem e se ofereceu.
Ela foi para o barco a fim de realizar a primeira limpeza e ele foi em busca da tripulação. Voltou apenas com ojantar para os dois. Homem nenhum acreditava na existência de uma ilha ainda desconhecida, de uma ilha que não constasse nos mapas.
Ele revelou desistência quanto à viagem, afinal esperara três dias pelo rei e agora não conseguia tripulação, mas ela disse que fossem os dois. Os dois jantaram e não sobrou nem sequer uma migalha. Depois, como por desejo da mulher da limpeza, o homem foi conhecer obarco que ganhara. Despediram-se então com um simples: Boa noite, durma bem e tenha sonhos felizes! Ele pensando como a mulher era bonita e ela pensando que ele só tinha olhos e mente para a ilha desconhecida. 

Dormiram. Ele sonhou por toda a noite. Sonhou que tinha uma tripulação com homens, mulheres e crianças. Que levava sementes, terra, animais e árvores. No sonho no último instante a mulherda limpeza abandonava a aventura. E ele procurava com os olhos mesmo sabendo da desistência. Os homens quando questionados diziam não ver ilha nenhuma que fosse desabitada e assim desconhecida. Então, quando passaram por terras habitadas, exigiram o desembarque. O homem viu todos descerem e a terra se espalhar pelo barco e as árvores e sementes ali brotarem. 

Acordou e tinha nos seus braços amulher da limpeza. No dia seguinte, batizaram o barco como ilha desconhecida e partiram.
Por Rebeca Cabral

José Saramago nasceu em 1922 na aldeia de Azinhaga (Golegã). Fez estudos secundários que, por dificuldades econômicas, não pôde prosseguir. Seu primeiro emprego foi o de serralheiro mecânico, tendo exercido depois, diversas outras profissões: desenhista, funcionário de saúde e de...
tracking img