O continente americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Continente Americano

1. América do Norte
1.1 Aspectos físicos
Seu relevo é relativamente simples, com dois sistemas montanhosos disposto mais ou menos paralelamente às costas oriental e ocidental. Do ponto de vista geológico e fisiográfico, divide-se em cinco áreas relativamente homogêneas: montes Apalaches ou Alegânis, Cordilheiras Ocidentais, Planície, Escudo Canadense e PlanícieCosteira.

1.2 Aspectos Econômicos
A sua abundância em recursos naturais encontrados pelos colonizadores foi objeto, durante muitos séculos, de uma exploração predatória. Somente em meados ao séc. XX, os governos dos EUA e Canadá adotaram medidas visando à conservação da natureza e criando departamento para estudar o problema.
Indústria: A América do Norte é a região mais industrializadada terra. A área metropolitana de Nova York dispõe do maior e melhor porto de situação privilegiada. Com a escassez de terras disponíveis, não contam com indústrias pesadas, predominando as têxtil, química, alimentícia e petrolífera. No Canadá, em diversas áreas é praticada a indústria extrativa em pontos isolados (petróleo e minas). No México destaca-se a mineração (prata, principalmente) e aextração de petróleo.
Agricultura e pecuária: As atividades ocupam lugar de destaque nessa parte do continente, e uma das áreas mais ricas é o chamado corn belt (cinturão do milho), nos EUA. Em complementação ao plantio do milho e outros cereais, desenvolveu-se bastante a pecuária. Uma Segunda área agrícola de importância é o cotton belt (cinturão do algodão), a maior região produtora de algodãodo mundo compreende a quase toda totalidade de nove Estados do Sul do EUA, além de pequenas áreas de quatro outros países. Entre essas duas áreas localiza-se uma região de agricultura diversificada: milho, trigo, aveia, feno, fumo e frutas. As plantações de fumo concentram-se na região centro-oriental dos EUA no vale do Connecticut.

1.3 Aspectos Políticos.
A América do Norte estálocalizada no extremo norte das Américas, é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groenlândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político eeconomicamente, especialmente os Estados Unidos, que possui a condição de maior potência mundial, já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.
Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico, assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por Europeus, entretanto, o modo como foidesenvolvido foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.

1.4 Aspectos Humanos.
A América do Norte tem cerca de 7% da população mundial, e é a região mais povoada do continente americano, masapresenta densidade demográfica inferior à média mundial.
Línguas e religiões: Nos EUA e no Canadá, a maioria da população fala a língua inglesa e segue numerosas seitas protestantes, mas o francês é o idioma de cerca de 30% dos canadenses, que em regra filiam o catolicismo. Nos EUA, os católicos atingem cerca de 50.000.000 hab. No México quase toda a população fala língua espanhola e segue ocatolicismo.
Povoamento e imigração: Entre os séc. XVI e séc. XVII, foi povoada por europeus que fixaram em diferentes áreas. Tais povoadores como os franceses, ingleses e espanhóis encontraram na região habitada por povos mongolóides, bastante diferenciados por sua civilização e modo de vida.
A necessidade de mão-de-obra agrícola fez com que, nas vizinhanças do golfo do México, fossem...
tracking img