O contexto histórico do surgimento da sociologia

O surgimento da sociologia ocorreu num contexto histórico marcante: o da desagregação do feudalismo e consolidação da sociedade capitalista. Surgimento esse considerado o resultadoda reflexão de um conjunto de pensadores sobre as mudanças sociais em curso na sociedade.
Após o fim do feudalismo, ocorreram transformações econômicas, políticas eculturais trazidas pelas Revoluções Industrial e Francesa, que instalaram definitivamente a sociedade capitalista. Essas mudanças trouxeram problemas antes nunca presenciados peloshomens, o que despertou o interesse de estudo dos pensadores da época, e tornou possível o nascimento da sociologia, palavra que apareceu no século seguinte às revoluções – séculoXIX.
No caso da revolução Industrial, esses “pensadores” da época passaram a buscar conhecer essas novas condições como forma de tentar modificar certas conjunturassociais ou apenas entender porque elas ocorriam, e também para tentar resolver os já mencionados problemas inéditos que surgiam. Nesse contexto, a sociologia surge como resposta às novascondições impostas pela Revolução Industrial, analisando temas como a situação da classe trabalhadora e o surgimento da cidade industrial.
A revolução Francesa tambémprovocou o início do estudo das sociedades, pois provocou, como muitos autores descreveram, uma grande “perturbação” e “desordem” social, características que despertaram o interessede certas pessoas em estudar as novas condições da vida em sociedade. Esses pensadores que descreveram a Revolução com tais palavras, passaram a “fazer sociologia” tentandoracionalizando a nova ordem e buscando encontrar soluções para o que eles consideravam um estado de “desorganização” vigente que se instaurou na França, nascendo, então, a sociologia.
tracking img