O consumo de bebidas constituídas de cafeína e sua influência no cotidiano da vida universitária

Páginas: 22 (5416 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
I – INTRODUÇÃO

Com certeza, em todo o mundo são ingeridas bebidas constituídas de cafeína, sejam nos refrigerantes como a coca ou, o tradicional cafézinho e até o milenar chá verde chinês. Em toda cultura do mundo, bebidas constituídas de cafeína estão presentes e são consumidas diariamente.
Por exemplo no Brasil, que é um dos países que mais consome café no mundo, (perdendo somente para osEstados Unidos) é estimado que neste ano o consumo de café no Brasil seja de 19,31 milhões de sacas de 60 quilos, ou seja, 1158,6 milhões de quilos de cafeína só proveniente do café, sem considerar energéticos, chás, refrigerantes e chocolate.
Isso demonstra que o consumo da cafeína pode muitas vezes passar despercebido pela maioria das pessoas que já tornaram o consumo dessas bebidas constanteem suas vidas, seja no cafézinho que se toma de manhã até o energético que é consumido na balada sem ao menos saber os benefícios e malefícios que a bebida pode trazer, o que torna o hábito prazeroso e perigoso.
A cafeína é a droga socialmente aceita mais consumida no mundo, quimicamente conhecida como 1,3,7-trimetilxantina. É uma droga estimulante que é absorvida rapidamente pelo corpo agindono sistema nervoso central, produzindo excitação e euforia, reduzindo a fadiga e aumentando a velocidade da resposta para estímulos visuais e auditivos, sendo assim causa a sensação de revigoramento.
É exatamente por essa sensação de revigoramento que as bebidas constituídas de cafeína são tão amplamente consumidas. Ela é aliada do estudante que precisa prestar atenção na aula ou ficar acordadoaté tarde estudando; do professor que precisa organizar suas aulas, corrigir as provas e ainda estudar mais para continuar evoluindo na carreira; do cientista que não se permite relaxar antes de solucionar o problema; da mãe que precisa dividir o tempo de cuidar da família e trabalhar praticamente ao mesmo tempo; do atleta que não quer sentir o cansaço do treinamento duro; dos jovens que nãoresistem ao agito da noite mesmo depois de um dia inteiro acordado estudando. Isso para não falar daqueles que simplesmente não resistem ao sabor de um café bem forte, do chazinho da tarde ou não dispensam o refrigerante ao comer um lanche ou pizza, do fumante que já associa automaticamente o café ao cigarro, ou a criança que ao acordar a primeira coisa que faz é tomar um copo de leite com achocolatado.Por ser uma droga e causar a sensação de revigoramento, sem contar o fato de ter um sabor agradável, não é espantoso que o consumo de cafeína acabe se tornando um vício. Sendo assim, é necessário tomar cuidado, pois com o tempo acaba sendo indispensável o consumo cada vez maior para chegar aos resultados esperados, sendo que quanto maior a quantidade ingerida existe o risco de adquirir doençascardiovasculares. Já no caso de privação é comum sentir dores de cabeça, irritabilidade e dificuldade na concentração.
Após essa análise a conclusão óbvia é que o consumo de bebidas constituídas de cafeína está presente em todas as áreas, independente da cultura, inclusive no cenário universitário, do café da manhã do estudante, passando pelo café durante a tarde após o almoço, até o energéticoou refrigerante consumido durante a noite em casa ou na balada. Os motivos para o consumo são variáveis, mas geralmente giram em torno do sabor agradável, pela associação com o cigarro e para se manter acordado, como apontam a pesquisa.
É então importante, analisar dentro da universidade a quantidade consumida de cafeína pelos estudantes, pois dependendo da quantidade é necessário alertar osproblemas provenientes do alto consumo da mesma.
II - OBJETIVO

O objetivo geral dessa pesquisa é constatar qual a quantidade de cafeína consumida entre os estudantes da U.E.L., descobrir quais os principais motivos de consumo, quais as principais bebidas cafeinadas consumidas, de acordo com o horário e tipo de graduação escolhida.

III - METODOLOGIA

A pesquisa foi iniciada nas aulas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inteligência e a sua influência no cotidiano da vida acadêmica
  • Influencia da mídia sobre o consumo de bebidas alcoólicas
  • A influência dos meios de comunicação no consumo, na identidade e nos estilos de vida
  • Quantificação de cafeina em bebidas energeticas
  • O consumo de bebidas alcoolicas na juvetude
  • consumo de bebida alcoólica
  • Consumo bebidas alcoolicas
  • Consumo bebida alcoólica entre universitários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!