O consumo alimentar infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumo alimentar infantil: influências e consequências[1]


Ingrid dos Reis[2]


RESUMO:

Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o consumo da sociedade de uma maneira geral e, de uma maneira específica aborda quais os fatores da sociedade se relacionam com o consumo alimentar infantil. Fatores como o contexto familiar, a influência da publicidade e a inatividade física sãoapresentados no corpo desse artigo. É demonstrado ainda, a ligação que essas três questões possuem no que se refere ao consumo alimentar das crianças, abordando o ciclo estabelecido entre esses elementos.

Palavras-chave:

Consumo; Consumo alimentar infantil; Publicidade; Família; Inatividade Física.



1 INTRODUÇÃO


O ato de consumir e a definição de sociedade do consumo são temas que vemsendo pautados por diversos autores e teóricos. Primeiro por que a sociedade sofreu grandes transformações, as quais ocasionaram mudanças no nosso modo de consumir e, segundo por que essa prática ainda poderá causar modificações na sociedade como um todo. Outro tema abordado é o consumo alimentar infantil, pois segundo dados do IBGE, no Brasil, nos úlitmos 30 anos o índice da obesidade infantilaumentou em 35%.
Para fins de situar o assunto, o presente artigo visa conceituar o consumo em um âmbito geral e de forma mais aprofundada procura demonstrar o consumo alimentar infantil. Ambos os temas buscam esclarecer a importância e a influência que provocam na estrutura da sociedade. Um de forma mais significativa enquanto construtor da personalidade, e o outro de maneira a relacionaros fatores da sociedade que interferem na opção alimentar das crianças e contribuem para aumentar suas chances de obesidade.
O interesse pela pesquisa acerca desse tema surgiu a partir da reflexão do modo como as pessoas encaram o consumo, principalmente no que diz respeito ao consumo infantil. Uma vez que o aumento da obesidade é consequência de fatores que alteraram, de algum modo, ohábito alimentar, como a forte tendência secular da obesidade, devido às mudanças nos padrões alimentares e na rotina cotidiana, pois pela falta de tempo substituímos nossas refeições por alimentos industrializados de acesso mais prático e rápido. A própria disputa entre as empresas alimentícias desencadea a má alimentação infantil, pois as crianças são bombardeadas diariamente com diversaspropagandas de alimentos industrializados, com um alto índice calórico e baixo índice protéico. E também a modificação da estrutura familiar na sociedade
Visto isso, o problema definido consiste em saber quais são fatores que contribuem para a má alimentação infantil e o consequente ganho de peso entre as crianças. Para a solução dessa questão procurou-se verificar até que ponto a publicidadeinfluencia nas escolhas, analisar o poder que a família possui na construção dos costumes alimentares e investigar se há ligação entre a inatividade física com o ganho de peso nas crianças.
Para se chegar aos resultados, foi aplicado um questionário na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Sirotsky Sobrinho na cidade de Porto Alegre, com 15 questões de múltipla escolha, na qualdeveria ser escolhida uma alternativa, respondido por crianças na faixa etária de 12 e 13 anos de idade, no dia 30 de maio de 2012, com o propósito de elaborar uma conclusão acerca do hábito alimentar infantil .
A seguir, o artigo assumirá a seguinte divisão: Consumo, trata do conceito e do contexto sociológico; Obesidade Infantil, discorre sobre os elementos que ocasionam essa situação;Alimentação Infantil e família, mostra a influencia da família no desenvolvimento alimentar; Alimentação Infantil e publicidade, ilustra a parcela da propaganda nas escolhas dos alimento; Inatividade Infantil e Obesidade, expõe a relação entre o sedentarismo e o ganho de peso nas crianças; Métodos, expõe as técnicas utilizadas e Discussão de Resultados, traz a comprovação dos dados. Por fim, serão...
tracking img