O consumidor na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Consumidor na Sociedade

               

Analisando o indivíduo desde a antiguidade até os dias de hoje, nota-se que ele viveu e vive associado a outros indivíduos. Se tratando de consumidor não podem ser desconsiderados suas interações sociais, que nada mais é do que as ações entre dois ou mais indivíduos .

     Essa interação é muito complexa, pois se trata de pessoas, paraentender suas motivações, atitudes, gostos, influências, decisões de compras, necessidades e etc. É o que o estudo do Comportamento do Consumidor está proposto.

     Os grupos de referências são importantes, pois influenciam as atitudes e os comportamentos dos indivíduos consumidores. Temos dois grupos distintos: o primário que por ser pequeno e de laços afetivos íntimos (famílias, por exemplo) setorna muito importante e mais acessível às comunicações, logo um membro influenciado, os mesmos do grupo são automaticamente influenciados. Já o secundário é um pouco mais amplo, pois pode difundir a informação a um membro, mas se não for identificado ele não será bom condutor da mensagem, isso torna mais complexo o estudo e atuação sobre este grupo.

      São identificados outros dois tipos degrupos: os sociogrupos e os psicogrupos. Os psicogrupos analiso ser o mais complexo para levar a mensagem e influenciar seus consumidores, pois o produto e/ou serviço, tem que ter a capacidade de se conectar a eles e o papel do Marketing tem que ser muito bem planejado.No sociogrupos, os indivíduos tem uma finalidade em comum, na qual torna-se mais fácil abranger os objetivos sobre eles.         O status influencia os consumidores nesses dois grupos e a função desse indivíduo está relacionada com a posição e o determinado status que o indivíduo ocupa, trazendo mecanismos de aspiração ou repulsão.

      Temos duas funções nesses grupos, a de identificação e a normativa. A de identificação consegue identificar o que o indivíduo aspira ou repulsa. É de fundamental importância para entenderseu comportamento, compreendendo a compra de serviço e/ou produto indicando as situações que aparecem (impacto genérico, específico, ostentatório e a necessidade percebida).

      Os produtos de primeira necessidade não têm influência do grupo, porém os outros produtos são influenciados pelo grupo, para obter o produto e a marca. Dependendo de qual seja pode ter uma influência forte ou fracapara o consumidor de cada grupo específico.

      Já a função normativa, pode-se dizer que faz o indivíduo do grupo ser vulgarmente chamado de “Maria vai com as outras”, pois  o que a maioria escolhe,  ele também escolhe, mesmo que o produto seja por fim o mesmo, só modificando seu rótulo. Numa pesquisa feita na escola Hantes Etudes Commerciales (HEC), comprova que o que as pessoas tinhamopinado de forma unânime, fez ser a escolha do entrevistado “central”, o que pode se dizer que o indivíduo às vezes se contradiz até em suas próprias percepções.

      Através destas duas  funções, é realmente perceptível que os grupos  influenciam por três modos: o do conhecimento do produto, a comparação e a influência normativa, no qual os líderes de opinião de cada grupo influenciam os outrosmembros, que são chamados de seguidores.

      É impressionante que as pessoas, na maioria das vezes não precisam de determinado serviço e/ou produto,  mas acabam comprando pela influência do líder de grupo , ou artista , ou o jogador de futebol, ou do mais bem sucedido da comunidade ou da cidade estarem usando ( normativo ), ou só por ter uma sensação de poder, ou por aprovação ( comparativo ).Isso demonstra como os tipos de influências podem ser distintas ou relacionadas uma com as outras ao mesmo tempo.



Que faz um líder?

Conclui-se que a definição liderança toma-se como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. A liderança envolve outras pessoas, o que contribuirá na definição do status do líder. A liderança...
tracking img