O Construtivismo e o Cosntrucionismo

4771 palavras 20 páginas
ALTOÉ, Anair; PENATI, Marisa Morales. O Construtivismo e o Construcionismo
Fundamentando a Ação docente. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza
Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá:
Eduem, 2005, p 55-67.

O CONSTRUTIVISMO E O CONSTRUCIONISMO
FUNDAMENTANDO A AÇÃO DOCENTE
Anair Altoé
Marisa Morales Penati
1. CONSTRUCIONISMO
O Construtivismo é uma corrente teórica empenhada em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o sujeito e o meio. Considera-se que a inteligência do homem não é inata, mas que o sujeito também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Entre os estudiosos desta corrente teórica, destaca-se Jean Piaget como o mais importante deles. Nascido em 9 de agosto de 1896, na Suíça, é considerado um dos grandes nomes da Psicologia do Desenvolvimento. Era biólogo, doutor em Filosofia e epistemólogo por interesse. Piaget, por meio de estudos científicos, elaborou uma teoria denominada Epistemologia Genética ou Psicogenética, para explicar como se desenvolve a inteligência humana (BIAGGIO, 1976).
De acordo com a Epistemologia Genética ou Psicogenética, o sujeito desenvolve sua inteligência em constante interação com o meio, apesar de ser afetado por fatores biológicos. Para Piaget,
[...] o conhecimento não procede, em suas origens, nem de um sujeito consciente de si mesmo, nem dos objetos já constituídos (do ponto de vista do sujeito) que se lhe imporiam: resultaria de interações que se produzem a meio caminho entre sujeito e objeto, e que dependem, portanto, dos dois ao mesmo tempo, mas em virtude de uma indiferenciação completa e não de trocas entre formas distintas (PIAGET, 1990, p. 8).

2

Segundo esta concepção, os sujeitos são vistos

Relacionados

  • Teoria Enf
    6140 palavras | 25 páginas