O conhenhecimento essencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CURRÍCULO E SEUS NÍVEIS 4
2.1 Currículo formal...................................................................................4
2.2 CurrículoReal.....................................................................................5
2.3 Currículo Oculto..................................................................................5

3 VAMOS DEBATER? 7

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Práticas educativas inovadoras são uma necessidade urgente entre os educadores de nosso tempo, pois os alunos de hoje são muito curiosos e buscam conhecimentosdiversificados, por isso as aulas precisam ser muito bem planejadas e estruturadas de acordo com a realidade vivida por cada grupo e escola.
O currículo nos ajuda em nossa prática educacional, pois estrutura a intencionalidade e a realidade vivida por cada educador em sala de aula e a comunicação entre coordenação pedagógica e corpo docente precisa ser clara, estimulante e aberta paraque o desenvolvimento práxis pedagógica seja efetiva e real.



























































2 CURRÍCULO E SEUS NÍVEIS...

O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. Este aparente consenso esconde um equívoco. Não existe uma noção, mas várias noções decurrículo, tantas quantas as perspectivas adotadas.  O currículo continua a ser identificado, com o "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco  e a sequência  de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos práticos, como escreveRibeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar".   Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito maisamplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover”.
Mas ocurrículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e  nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.

Silva (2003) destaca a existência de três níveis de Currículo:


• Currículo Formal;
• Currículo Real;• Currículo Oculto.
2.1 Currículo Formal: refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudos.
Este é o currículo prescrito e que traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais. O Currículo vigente apresenta-se como o currículo formal, legal eenuncia o discurso da classe que está no poder, traduzido em disciplinas e programas, passado ao professor na forma de guias de ensino, programas, livros didáticos.

2.2 Currículo Real: é o currículo que se materializa dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. Currículo Real (SILVA, 2003) corresponde ao...
tracking img