O conhecimento e suas implicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise crítica do capítulo "O conhecimento e suas implicações" do livro "Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito", de Orides Mezzaroba.

De acordo com Orides Mezzaroba, conhecimento é acapacidade adquirida de interpretar e atuar sobre determinados assuntos, podendo resultar em inúmeras invenções e descobertas pela aptidão do homem de produzir e aplicar conhecimento. Essa capacidade éconstruída a partir da relação entre o sujeito que conhece (sujeito cognoscente) e o objeto a ser conhecido (objeto cognoscível). É importante ainda que se saiba que todos podem ser considerados sujeitosdo conhecimento e que esse objeto, a se saber, pode ser o próprio homem, teorias, ideias e /ou conceitos.
Diminuindo a habilidade de reflexão crítica, as percepções de mundo já foram e ainda sãovistas por muitos como pura realidade, no entanto, o conhecimento científico vem mostrando com o passar do tempo que essa postura de confiança absoluta sobre determinada coisa é errônea. O sol se movendoem torno da terra, por exemplo, já foi tido como verdadeiro e incontestável, e hoje, sabe-se que esse fato não é verídico. Assim, Mezzaroba alerta para o cuidado com o dogmatismo no sentido de seatingir uma verdade absoluta e indiscutível, não se confrontando com a dúvida e não problematizando o conhecimento.
Além disso, em um contexto de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, sãopermitidas maiores e mais aprofundadas discussões a respeito das relações entre o conhecimento (saber) e a realidade problemática em seus mais diversos aspectos. Todo conhecimento acumulado passa a sedesenvolver de acordo com as perspectivas e necessidades do momento ou contexto atual, sendo visto assim como um processo.
Pode-se concluir, então, que as restrições mais sérias encontradas no processo deprodução do conhecimento verdadeiro estão nos comportamentos dogmáticos, uma vez que o dogmático assume um modo indiferente, distante da realidade, incapaz de questionar, criticar. A atitude crítica...
tracking img