O conhecimento como caracteristica da humanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas varias espécies animais existentes sobre a terra encontramos formas de relacionamento que nos fazem pensar na existência de regularidades que ordenam sua vida comunitária. Percebemos facilmenteque os diversos animais se agrupam, convivem, se acasalam, sobrevivem e reproduzem de forma mais ou menos ordenada, em função de sua potencialidade e do ambiente em que vivem. O homem, portanto, sedistinguir das demais espécies existentes por que nem todo o seu comportamento se desenvolve automaticamente em sua relação coma natureza , nem se transmite á sua descendência pelo genes. Ele é o únicoanimal que necessita de aprendizado para adquirir diferenciadas formas de comportamento.
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa como, por exemplo: conhecimento dasleis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recebo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal cientifica (homem com grandeconhecimento).
O cientista alemão Werner Herzog relata justamente desse mesmo tema que esta em seu filme O enigma de Kaspar Hauser, de 1976. Ele mostra como um homem criado longe de outros seres de suaespécie é incapaz de se humanizar, revelando apenas características genéticas instintivas e animais. O homem é o único capaz de imaginar ações e reações sob forma simbólica, isto é, mesmo na ausência deestímulos concretos que provoquem medo, alegria, fome ou rancor, ele pode reviver essas situações que o estimularam, portanto, é capaz de recriar situações e emoções, é capaz de simbolizar, deatribuir significados às coisas, de separar, agrupar, classificar o mundo em sua volta por características denominadas. Dessas habilidades que o homem uma delas é de se capaz de mudar o mundo em sua voltacom o seu conhecimento.
De suas capacidades para pensar no mundo atribui as culturas que o homem pode desenvolver em seu crescimento intelectual, podendo escolher, julgar, pensar sobre situações...
tracking img