O conde de monte cristo resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conde de Monte Cristo

O livro conta a história do marinheiro Edmond Dantès ele acaba de retornar de uma viagem a bordo do Faraó. O proprietário do Faraó, sr. Morrel, corre ao porto para ver o navio. Ele descobre que o capitão do navio havia morrido durante a viagem e que Dantès tinha assumido o posto com admirável capacidade. Assim, ele planeja fazer oficialmente Dantès o próximo capitão donavio.

O futuro de Dantès é promissor. Sua situação financeira será bastante melhorada, assim como a do seu pai. Além disso, Dantès tem planos para se casar com a bela Mercedes, que estava aguardando o seu retorno do mar com grande ansiedade e amor.

Entretanto, Dantès não irá ter a chance de realizar esse brilhante futuro. Seu sucesso tinha criado três inimigos, que se juntam para conspirarcontra ele. São eles Danglars, Fernando Mondego e Caderousse. Danglars se tornará o capitão do Faraó se Dantès for removido; Fernando aspira ganhar o amor de Mercedes; e o alfaiate Caderousse é um invejoso vizinho de Dantès. Eles escrevem uma carta anônima acusando Dantès de participar de uma conspiração bonapartista - algo bastante perigoso, pois os realistas estão no poder na França.

Talvez aconspiração não tivesse sido tão bem sucedida se a denúncia não tivesse caído nas mãos do promotor público, Sr. de Villefort. Este homem nada tem de pessoal contra Dantès, mas mesmo assim faz com que Dantès seja encarcerado como um perigoso criminoso. Sua política contra os bonapartistas tem que ser extremamente rigorosa para contrabalançar a reputação de seu pai, um notório bonapartista. Villefort éparanóico sobre este fato, temendo que sua carreira possa ser prejudicada no governo realista. Assim, ele lança Dantès, um homem inocente, nas masmorras do Castelo de If, prisão da qual ninguém consegue escapar.

O regime político muda, mas Dantès é esquecido. O sr. Morrel tenta libertá-lo, mas sem sucesso. Na prisão, Dantès perde a esperança e decide morrer de fome. Por sorte, o prisioneiro da celavizinha estava escavando um túnel para fugir e, por erros de cálculo, acaba saindo na cela de Dantès por engano. O prisioneiro, Abade Faria, é um homem muito culto e torna-se amigo de Dantès. O Abade ensina a ele todo o seu vasto conhecimento sobre literatura, ciências e idiomas. Ele também revela a Dantès a localização de um tesouro imenso na ilha de Monte Cristo, na esperança que Dantés possarecuperar esse tesouro caso consiga fugir. Quando o Abade morre, Dantès troca de lugar com o cadáver e se fecha no saco que havia sido preparado para o sepultamento no mar. O saco é lançado para o mar sem que percebam a troca e Dantès se vê finalmente livre, depois de catorze anos de cativeiro. Ele sai do saco com a ajuda de uma faca que trazia consigo, e, depois de algum tempo, é resgatado do marpor um barco de contrabandistas italianos.

Dantès agora tem uma única razão para viver: se vingar daqueles que haviam destruído a sua vida. Ele se torna contrabandista por algum tempo, e finalmente tem a oportunidade de recuperar o tesouro do Abade Faria. Dantès irá usar esse tesouro para preparar a derrocada dos quatro homens que o aprisionaram. Dantès, agora o Conde de Monte Cristo, irápreparar cuidadosamente sua vingança, pois ele aprendeu a virtude da paciência, e a sua vingança será mais apreciada se ela for o mais completa possível.

Assim, Monte Cristo se prepara pelos dez anos seguintes, aprendendo todos os detalhes sobre o passado dos seus inimigos. Ele também reúne um grupo de servidores que estão em débito eterno para com ele. Usando a sua imensa fortuna, ele compra aliberdade de homens como Pepino. Luigi Vampa, o grande bandido italiano, também deve favores ao Conde. Todos esses homens devem suas vidas ao Conde e irão provar serem indispensáveis aos seus planos de vingança.

Antes de botar seus planos em prática, entretanto, o Conde recompensa a única família que permaneceu leal a ele. Ele salva a firma Morrel do desastre financeiro doando anonimamente para a...
tracking img