O conceito de pulsao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de Pulsão

Baseado no livro de Freud e o Inconsciente não é possível observar a pulsão ela é baseada em conceitos teóricos, ou seja, não se pode perceber analisando-a mais é possívelatravés de seus representantes a ideia e o afeto .
Para tornar os representantes mais claros Freud faz a distinção:

Representação (Vorstellung) – Representante psíquico da pulsão, sistemamnêmicos.

Representante psíquico – Emprega tanto para designar a pulsão quanto o representante ideativo.

Representante pulsional - Designa uma expressão psíquica da pulsão.

Representante ideativo –Registro da pulsão no psiquismo.

Afeto – É expressão da quantidade de energia pulsional.

No livro Freud faz a distinção entre pulsão e instinto no qual é confundido por teóricos que acreditamser semelhante, entretanto os mesmos possuem significados diferentes a pulsão representada psiquicamente as informações emanadas pelo corpo enquanto o instinto é algo hereditário.
Há também oconceito de pulsão quanto a sua fonte, sua pressão, seu objetivo e seu objeto. A fonte é algo que ocorre no corpo físico e é transmita para mente em forma de pulsão, pode ser da pulsão sexual que éexcitações que ocorre no corpo ou em As pulsões e seus destinos que é a origem da excitação emanada pelos órgãos.
A noção de apoio é algo de extrema importância para Freud que venha a ser as pulsõessexuais por estarem interligadas as pulsões de autoconservação, ou seja, quando a satisfação da necessidade é satisfeita pelo sujeito há uma reação de prazer.
A pressão é a segunda dimensão dapulsão que é responsável pela eliminação da tensão.
O terceiro é o objetivo que é a eliminação da descarga de energia acumulada.
Por ultimo o objeto venha a ser a realização do objetivo dapulsão, ou seja, sua realização satisfeita. Para Freud Objeto “não é aquilo que se oferece em face da consciência, mas algo que só tem sentido enquanto relacionado á pulsão e ao inconscimente”....
tracking img