O conceito de letramento e a educaçaoescolar

394 palavras 2 páginas
O CONCEITO DE LETRAMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Antonia Regina Coelho Santana

O ato de ler é um processo complexo, de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica que apresenta sua capacidade de interação com o outro através das palavras, que por sua vez estão sempre relacionadas a um contexto Ler, é produzir sentido, é contextualizar e atribuir significado, e a criação de situações para o exercício da leitura e da escrita que deve estar presente em todos os níveis de ensino, através do conhecimento que acontece através de um contexto social.
Assim, se faz necessário um olhar critico à linguagem que deve ser concretizado no âmbito escolar como agente de transformação de uma realidade dinâmica e motivadora.
Ao permitir a interação entre os indivíduos, a leitura não pode ser compreendida apenas como a decodificação de símbolos gráficos, mas sim como a leitura do mundo, que deve ser constituída de sujeitos capazes de compreender o mundo e nele atuar como cidadãos.
Essa é uma perspectiva que concebe a leitura como um processo de compreensão amplo, envolvendo aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos. Espera-se que os alunos, adquiram capacidade de aplicar os conhecimentos e saiba expor suas idéias sobre determinado tema de forma clara e objetiva. Ao professor cabe desenvolver essa práticas de leitura que possibilite o processo de letramento de forma efetiva com o papel de mediador do conhecimento, na qual uma perspectiva de letramento necessita de transformações necessárias que contribuam para a reflexão sobre possibilidades de ação pedagógica com a linguagem verbal e escrita que favoreça a formação de sujeitos criticamente letrados.

FONÉTICA E FONOLOGIA

Ao analisar os erros classificados no texto, podemos observar que a criança utilizou na sua grafia a pronuncia de seu dialeto. Os erros podem ser decorrentes da relações entre letras e sons ou

Relacionados

  • projeto de leitura e escrita atraves da musica
    1788 palavras | 8 páginas
  • educaçao indigena
    4496 palavras | 18 páginas