O conceito de letramento e a educaçaoescolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE LETRAMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Antonia Regina Coelho Santana

O ato de ler é um processo complexo, de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica que apresentasua capacidade de interação com o outro através das palavras, que por sua vez estão sempre relacionadas a um contexto 
 Ler, é produzir sentido, é contextualizar e atribuir significado, e a criaçãode situações para o exercício da leitura e da escrita que deve estar presente em todos os níveis de ensino, através do conhecimento que acontece através de um contexto social.
Assim, se faznecessário um olhar critico à linguagem que deve ser concretizado no âmbito escolar como agente de transformação de uma realidade dinâmica e motivadora.
Ao permitir a interação entre os indivíduos, aleitura não pode ser compreendida apenas como a decodificação de símbolos gráficos, mas sim como a leitura do mundo, que deve ser constituída de sujeitos capazes de compreender o mundo e nele atuar comocidadãos.
Essa é uma perspectiva que concebe a leitura como um processo de compreensão amplo, envolvendo aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais,econômicos e políticos.
Espera-se que os alunos, adquiram capacidade de aplicar os conhecimentos e saiba expor suas idéias sobre determinado tema de forma clara e objetiva. Ao professor cabedesenvolver essa práticas de leitura que possibilite o processo de letramento de forma efetiva com o papel de mediador do conhecimento, na qual uma perspectiva de letramento necessita de transformaçõesnecessárias que contribuam para a reflexão sobre possibilidades de ação pedagógica com a linguagem verbal e escrita que favoreça a formação de sujeitos criticamente letrados.

FONÉTICA E FONOLOGIA

Aoanalisar os erros classificados no texto, podemos observar que a criança utilizou na sua grafia a pronuncia de seu dialeto. Os erros podem ser decorrentes da relações entre letras e sons ou...
tracking img