Introdução

Ascensão e queda da filosofia grega

Uma pergunta que irá ocorrer a qualquer um que estude a história da filosofia grega será porque ela atinge seu esplendor teórico justamente nomomento de sua decadência material. Sócrates, Platão e Aristóteles vivem justamente no momento que a sociedade grega em geral, e a ateniense em particular, vive seu ponto mais baixo cuja culminação seráa unificação e dominação dos helenos pelos macedônios de Filipe e Alexandre.
De uma forma geral eles vivem o momento de maior desagregação interna, de dominação da política pelos demagogos, peladecadência dos velhos modos de vida, da superação da riqueza intelectual pela material. Ainda assim refletem sobre as mais altas virtudes humanas e vêem a felicidade justamente na bondade, conceito queunifica as três noções de ética, ainda que divergindo sobre o significado da eudaimonia – a felicidade derivada da harmonia entre os componentes da alma.
Há um aspecto necessário a ser compreendidonesta noção dos três filósofos serem o canto do cisne da filosofia grega. Seus antecessores e adversários não são conhecidos a não ser por fragmentos, em geral recolhidos e comentados por seusdetratores, assim não há como asseverar que Sócrates e seus dois discípulos sejam tão superiores aos que os antecederam.
A filosofia que antecede aos sofistas é marcada por uma compreensão da identidade entreser humano e ser cidadão tão profunda que a hipótese de uma dissociação entre o bem individual e o bem comum sequer é formulada, é entendida como dado da realidade e premissa básica de qualquerreflexão sobre o ser humano. Da noção de um "Império da Lei" e não de reis, deuses e sacerdotes deriva a maior parte da originalidade do pensamento grego, ainda que raramente seja motivo da apreensão dosfilósofos.
O que se busca então é no máximo mecanismos que possam aprimorar as leis, avaliar entre as possíveis alternativas qual seria a mais racional – portanto melhor – para a consecução deste... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). O conceito de ética em sócrates, platão e aristóteles. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Conceito-De-%C3%89tica-Em-S%C3%B3crates/175855.html

MLA

"O conceito de ética em sócrates, platão e aristóteles" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Conceito-De-%C3%89tica-Em-S%C3%B3crates/175855.html>.

MLA 7

"O conceito de ética em sócrates, platão e aristóteles." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Conceito-De-%C3%89tica-Em-S%C3%B3crates/175855.html>.

CHICAGO

"O conceito de ética em sócrates, platão e aristóteles." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Conceito-De-%C3%89tica-Em-S%C3%B3crates/175855.html.