O comunismo no mundo atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O comunismo no mundo atual

O Comunismo no Mundo Atualmente é considerado como morto, entretanto há países que ainda adotam a ideologia em seu governo.
O comunismo polarizou o mundo com ocapitalismo especialmente após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial. Na ocasião os vencedores no conflito foram os Estados Unidos e a União Soviética, sendo que o primeiro país representava a doutrinacapitalista e o segundo representava a doutrina comunista. Os dois países se colocaram em blocos opostos como vencedores da guerra, ambos defendiam ideologias que não se cruzavam e tinham por interesse acooptação de outros países para difundir seus ideais. O forte armamento, contudo, dos dois países impedia que se lançassem em guerra direta, mesmo sendo declaradamente inimigos. Por esse motivo, oconfronto aconteceu por vias indiretas entre os dois países e o período pelo qual o conflito ideológico esteve presente foi chamado de Guerra Fria.
O símbolo do conflito ideológico entre comunismo ecapitalismo foi o Muro de Berlim, que dividiu a cidade com o mesmo nome e também a Alemanha em ocidental capitalista e oriental comunista. O muro esteve presente ao longo de toda a Guerra Fria e foiderrubado finalmente em 1989, quando a União Soviética já não tinha mais poderio para manter o embate e também para sustentar a doutrina comunista. A queda do Muro de Berlim é considerada por muitos como omarco do fim do comunismo no mundo, o qual permitiu a expansão do capitalismo pelo leste europeu.
Porém ainda há países hoje, século XXI, que guiam seus governos sob os preceitos do comunismo.Embora a prática tenha sido também muito alterada, uma vez que a população desfruta de outras realidades de liberdade e escolha, o pensamento comunista continua sendo empregado. É o que acontece na China,em Cuba e na Coréia do Norte.
Países Comunistas
Durante as três décadas que se seguiram ao estabelecimento da República Popular da China (RPC), em 1949, parecia que estas palavras estariam juntas...
tracking img