O comunismo na historia do seculo xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O comunismo na história do século XX

Definição:O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade semclasses sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende aausência do Estado.As idéias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoçãode uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, é "OManifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.


Marco histórico: O grande marco histórico do comunismo foi a Revolução Russa de 1917. Podemos citar também, neste contexto, a Revolução Cubana queocorreu em 1 de janeiro de 1959.Outros importantes teóricos do comunismo foram: Rosa Luxemburgo, Antônio Gramsci e Vladimir Lênin.


Autor(es):Groppo, Bruno (Université Paris I - Sorbonne. Centre deRecherche d'Histoire des Mouvements Sociaux et du Syndicalisme, Centre National de la Recherche Scientifique. Centre D'Histoire Sociale de XXe Siècle).

Características: Entretanto, comdiferenciadas respostas concretas a situações concretas, podem apontar-se seis características fundamentais da identidade de um partido comunista, tenha este ou outro nome:1ª - Ser um partido completamenteindependente dos interesses, da ideologia, das pressões e ameaças das forças do capital.:Trata-se de uma independência do partido e da classe, elemento constitutivo da identidade de um partido comunista.Afirma-se na própria acção, nos próprios objectivos, na própria ideologia.A ruptura com essas características essenciais em nenhum caso é uma manifestação de independência mas, pelo contrário, é, em...
tracking img