O computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Até o século XIX, a palavra computador era utilizada para designar a pessoa que tinha a função de fazer contas e fazer problemas que envolvessem números. A aplicação do termo ao moderno computador só apareceu em 1944, quando o jornal inglês London Times fez uma matéria sobre os equipamentos que no futuro poderiam substituir o esforço humano. Não houve um inventor do computador, maso aperfeiçoamento de várias engenhocas que deram origem ao que hoje conhecemos por computador. Isto é, apesar dos computadores electrónicos terem efectivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efectuar operações aritméticas então oCOMPUTADOR seria o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão.

SUA ORIGEM E BASES

O Ábaco

Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantesque, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.

O Logaritmo e a Régua de Cálculos

Os Bastões de Napier foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edimburgo, o matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos.
Dispositivos semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas somente em 1614 foram documentados. Os bastões deNapier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformava a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.

A Programação

A maior evolução seguinte foi o contador mecânico, criado pelo matemático Blaise Pascal, que utilizou engrenagens para somas e multiplicações. Essas máquinas se chamavam Pascalinas.
As calculadoras da geração da Pascalinaexecutavam somente operações sequenciais, completamente independentes. A cada cálculo o operador deve intervir, introduzindo novos dados e o comando para determinar qual operação deve ser efectuada. Essas máquinas não tinham capacidade para tomar decisões baseadas nos resultados.

Em 1801, Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, sugeriu controlar teares por meio de cartões perfurados. Os cartõesforneceriam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. Os princípios de programação por cartões perfurados foram demonstrados por Bouchon, Falcon e Jaques entre 1725 e 1745.

Em 1786, o engenheiro J. Muller, planejou a construção de uma máquina para calcular e preparar tabelas matemáticas de algumas funções. A máquina Diferencial, como foi chamada, introduzia oconceito de registos de soma.

A Informática

Esta é Ciência que desenvolve e utiliza máquinas para tratamento, transmissão, armazenamento, recuperação e utilização de informações.
O computador - capaz de realizar várias operações matemáticas em curto espaço de tempo, de acordo com programas pré-estabelecidos é a principal máquina utilizada.
O desenvolvimento da informática tem permitido osurgimento de computadores cada vez menores, mais baratos e mais potentes.

OS PRIMEIROS PASSOS

O alemão Gottfried Leibniz criou a primeira calculadora que, além de somar, também subtraia, multiplicava, dividia e encontrava até a raiz quadrada. Joseph-marie Jacquard, que trabalhava na área têxtil, tentou por 20 anos descobrir uma maneira de agilizar e facilitar o seu trabalho na tecelagem. E em1801,construiu um tear automático, que funcionava com a leitura de cartões perfurados.
A partir dos cartões perfurados, o inglês Charles Babbage, em 1834 criou o aparelho analítico, que é a principal base de funcionamento do computador, ou seja, entrada, processamento e saída. E funcionava da seguinte maneira:
* Alimentação de dados por cartões perfurados;
* Uma unidade de memória,...
tracking img