O comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1. O estudo do comportamento do consumidor 1.1 Referência histórica: a situação atual e considerações para o futuro 1.2 Definição de Comportamento do Consumidor 1.3 Elemento principal: o consumidor 1.4 Importância do comportamento do consumidor para o marketing 1.5 Importância do comportamento do consumidor para a estratégia da empresa 1.6 Importância do comportamentodo consumidor para a segmentação 1.7 Importância do comportamento do consumidor para as oportunidades de mercado 1.8 Importância do comportamento do consumidor para as políticas de marketing

1. O estudo do comportamento do consumidor
A origem do conceito de consumo, tal como o conhecemos, é recente e tem a ver com a economia de produção, de sobreprodução e de consumo.

A sociedade deconsumo é, por definição, uma sociedade em que surgem constantemente necessidades e grupos sociais insatisfeitos. Essa sociedade caracteriza-se por dois binômios:
- Abundância - escassez - Satisfação - necessidade

Se partirmos da base do conceito atual do marketing, cujo principal objetivo é a satisfação das necessidades dos consumidores, podemos entender a importância que tem a compreensão dasforças internas e externas que movem os indivíduos, assim como as suas formas de consumo numa situação determinada.
O comportamento do consumidor estuda como e porquê compram e consomem os consumidores. O ato do consumo introduz-nos dentro do mundo da economia, da psicologia ou da sociologia, da antropologia e de muitas outras ciências.

1.1 Referência histórica: a situação atual e consideraçõespara o futuro
O comportamento do consumidor só se tornou uma matéria de estudo realmente importante e independente na segunda metade dos anos 60, quando a óptica do marketing substituiu a perspectiva das vendas na empresa. Surgiu na sombra de outras disciplinas como: - a psicologia (estudo do indivíduo); - a sociologia (estudo dos grupos);

- a psicologia social (forma como o indivíduo seinter-relaciona dentro do grupo);
- a antropologia (influência da sociedade sobre o indivíduo); - a economia (estudo dos mercados). A razão que impulsionou o seu aparecimento, como ciência, foi a necessidade de criar um instrumento que permitisse prever a reação dos consumidores às mensagens promocionais e compreender os motivos pelos quais se tomam as decisões de compra.

1.1 Referência histórica:a situação atual e considerações para o futuro
Até aos anos 60 podemos falar de uma primeira etapa, que decorre entre 1930 – 1950, em que se desenvolvem algumas investigações de natureza empírica, privadas de empresas que pretendiam conhecer os resultados das suas próprias decisões, apoiadas fundamentalmente em técnicas de investigação motivacional. Depois da 2ª Guerra Mundial, em quase todos ospaíses, os objetivos de marketing eram as vendas em grandes quantidades de produtos pouco diferenciados. A estratégia que operava nas organizações era a da produção, já que os consumidores estavam mais interessados em obter o produto, independentemente dos seus objetivos. Os modelos de consumo mudaram radicalmente Os consumidores procuram agora, quando compram, conseguir a máxima qualidade ediferenciação nos produtos. A óptica da produção, e posteriormente a das vendas, que procurava colocar toda a produção no mercado, deu lugar a uma perspectiva orientada para o consumidor. Por vezes, o produto adapta-se tão bem às preferências e necessidades dos consumidores, que se vende por si próprio.

1.1 Referência histórica: a situação atual e considerações para o futuro
Na década de 50 ainvestigação começa a centrar-se, essencialmente no indivíduo. Intensificam-se os esforços para explicar a problemática da escolha da marca e por proporcionar explicações de comportamento a partir do contexto social do consumidor. No início de 60 o comportamento do consumidor começa a ser estudado em si mesmo: é a etapa da identificação da disciplina. Surgem diversos estudos, propostas teóricas...
tracking img