O COMPORTAMENTALISMO NA ESCOLA

804 palavras 4 páginas
O COMPORTAMENTALISMO NA ESCOLA

O COMPORTAMENTALISMO NA ESCOLA: CONTIBUIÇÕES E ENTRAVES

Vilhena- RO
2015
UNIVERSIDADE FERDERAL DE RONDÔNIA
EVELYS DE SOUZA DESTRO

O COMPORTAMENTALISMO NA ESCOLA: CONTIBUIÇÕES E ENTRAVES

Vilhena- RO
2015

Sumário

INTRODUÇÃO: 5
DESENVOLVIMENTO 6
Behaviorismo 6
CONCLUSÃO: 8
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 9

INTRODUÇÃO:

De acordo com as teorias de aprendizagem e segundo Skinner: “-Uma vez tenhamos preparado o tipo específico de consequências chamadas de reforços, as nossas técnicas nos permitem configurar quase à vontade, o comportamento de um organismo. Condutas extremamente complexas podem ser alcançadas através de passos sucessivos no processo de configuração, sendo modificadas progressivamente com a realização de reforço, no sentido do comportamento desejado.”

DESENVOLVIMENTO

Behaviorismo

O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson em artigo publicado em 1913 (Watson é considerado o pai da psicologia científica) com o título:” Psicologia: como os behavioristas o veem.”, tendo o comportamento como objeto da psicologia, exatamente o que os psicólogos da época vinham buscando. Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia, pois certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas. Watson buscava a construção de uma psicologia livre de conceitos mentalistas que tivesse a capacidade de prever e controlar.
De acordo com o dicionário online o behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
O objeto do Behaviorismo se desde então, hoje o comportamento não se entende como uma ação isolada de um sujeito e sim como a

Relacionados