O complexo industrial fumageiro de maragojipe e as respectivas repercussoes sócio-espaciais desse complexo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: O Complexo industrial fumageiro de Maragojipe e as respectivas repercussoes sócio-espaciais desse complexo.


Objeto: A configuração econômica e sócio-espacial de Maragojipe, após a crise da industia fumageira. O processo de marginalizacao espacial (LOBATO, 1995, p. 40) de Maragojipe, um olhar nos últimos 50 anos do século XX.



"A reproducao do espaco aparece como resultado doprocesso de producao e reproducao do capital" (FANI, 2000, p. 18) com essas palavras, é possível ver que o capital tem uma importancia singular na dinamica espacial de qualquer lugar. Maragojipe, legendária cidade do reconcavo baiano, nao foge a tal regra; ela praticamente durante todo o século XX, teve o capital do complexo industrial fumageiro, especialmente o da Suerdieck S/A (considerado omaior parque churateiro da America do Sul), uma empresa produtora e beneficiadora de fumo, como o maior alicerce da configuracao social, espacial e economica de Maragojipe. (LOIOLA, 2004; REIS, 1998).
A vocacao industrial fumageira de Maragojipe começou a se delinear, em meados do século XIX, com a fundação da primeira fábrica de charutos no municipio, a Manoel Veira de Mello, seguida pelosurgimento das fábricas Dannemann (fundada em 1873) e a Suerdieck (inaugurada em 1905), entre outras. A indústria fumageira no municipio consolidou-se durante toda a primeira metade do século XX, tendo sua fase áurea entre as décadas de 1920 e 1930. (REIS, 1998, p. 52).
Como explicita Ana Fani, que:
o crescimento e desenvolvimento de uma fábrica implica necessariamente o aparecimento e/ou incrementode novas atividades. Tal fato gera uma cadeia de unidades produtivas e improdutivas interligadas que impoe um determinado processo de produção espacial' (2000, p.22).
Não fugindo a regra, o processo de industrializacao ocorrido em Maragojipe trouxe profundas modificacoes na cidade, vivendo ela até a década de 1970 um período de intenso crescimento economico, gerando assim um novo ciclo dedesenvolvimento para Maragojipe. Esse desenvolvimento consequentemente repercutiu na configuração espacial da cidade, com a migração de pessoas de diversas cidades da região para Maragojipe, aumentando assim a sua população, a expansão da malha urbana, etc. (REIS, 1998, p. 53).
As fábricas de charutos de Maragojipe, como diz Costa Pinto:
foram instituições urbanas e urbanizantes que promoveramuma revolução industrial na cidade, podendo-se falar até na emergência de um novo sistema econômico, em coexistência com os outros, em função do qual surgiram novos tipos de relações sociais e novos valores humanos: a mulher operária é responsável pelo sustento da família (mais de 90 % dos trabalhadores das fábricas eram do sexo feminino); o gerente ou administrador do estabelecimentoindustrial; a pequena burocracia urbana dos escritórios das empresas privadas, distintas daquela formada pelos oficiais do serviço público; e outros tipos sociais semelhantes, quase inexistentes no padrão tradicional de relações sociais (COSTA PINTO, 1997, p. 134).
A partir da década de 1950, o ciclo da atividade fumageira maragojipana perde impulso. Paulatinamente vão sendodesativadas as inúmeras fabricas de charutos, restando apenas a Suerdieck, que a partir de 1965, iniciou um lento e proguessivo processo de diminuicao de suas atividades em Maragojipe, transferindo as linhas de producao mais modernas para outra cidade do reconcavo baiano, Cruz das Almas. (REIS, 1998, p. 53).
De acordo com Roberto Lobato Corrêa, "O valor atribuído a um dado lugar pode variar aolongo do tempo. Razões de ordem econômica, política ou cultural podem alterar a sua importância e, no limite, marginalizá-lo", é o que Lobato chama de marginalizacao espacial (1995, p. 40). Esse caso é aplicavél a cidade de Maragojipe, que além de motivos externos: adocao de tarifas protecionistas pelos paises importadores, a entrada de novas firmas no mercado internacional e politicas de vendas...
tracking img