O combate dos soldados de cristo na terra dos papagaios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMBATE DOS SOLDADOS DE CRISTO NA TERRA DOS PAPAGAIOS

Os soldados de Cristo são os jesuítas, terra dos papagaios era um dos primeiros nomes do Brasil. Os jesuítas são teológicos, pragmáticos esonhadores.
Os jesuítas são catequistas e quanto mais pessoas eles convertiam, mais eles se formavam como estado, em questão de recebimento de impostos, devido ao mercantilismo que tem sua ideologiapor quantidade, preços, estoques de moedas. Outra razão era porque quanto mais gente convertida, menos o mal penetrava. Eram considerados convertidos, todos que aceitavam o batismo. Para eles só haviauma cultura, um poder “O Cristianismo”.
Para os jesuítas, a natureza bruta é algo estranho, cheio de mistério, oculto, algo do maligno. Eles usavam o jejum, flagelo para se aproximarem de Deus, parase salvarem, usavam ferir o corpo é aproximá-lo da alma. Em sua concepção os índios eram o incesto, o canibalismo e com essa base eles julgavam o resto da sociedade que foram denominadas por“gentios”. Era considerado que os índios jamais teriam leis que os afastariam da animalidade, e para os jesuítas só existia a lei de Deus.
Com o decorrer da ocupação colonial e da catequese, alguns índios outribos, se converteram, porém eles não deixaram de ser chamados de índios, apenas passaram a ser chamados de “índios conversos”.
Após travarem a luta contra os franceses, os índios não conversos (antesconsiderados como aliados do mal), passaram a ser vistos como inocentes, já que os franceses passaram a serem os principais oponentes dos portugueses e receberam deles o título de Anticristo, pois elesconheciam a “Verdade” e a renegaram. Além disso, eles invadiram o Império português e o império espiritual católico. Daí deu-se a divisão da sociedade em: hereges, pagãos e cristãos.
A Cia de Jesusfoi criada porque o cristianismo estava sendo ameaçado. A Contrarreforma visava manter as áreas católicas e reconquistar as que ele haviam perdido para os protestantes.
Para os jesuítas, era...
tracking img