Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, nasceu no Recife em 1849, onde tornou-se uma das principais personalidades brasileiras do século XIX. Ele atuou como político, escritore jornalista.
Formou-se pela faculdade de direito do Recife, onde se envolveu na luta pela a abolição da escravidão, como um dos principais lideres da causa, criando junto com outros companheirosabolicionistas, a sociedade brasileira contra a escravidão. Foi autor de diversos livros sobre abolição e escravidão, fundou também um jornal abolicionista. Fez uma carreira política ocupando várioscargos, ainda se aventurou na carreira diplomática onde se tornou o primeiro embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
Joaquim Nabuco faleceu na cidade de Washington no ano de 1910, e seu corpo foienterrado no cemitério de Santo Amaro no Recife.


Principais edificações

Centro cultural engenho massangana, como hoje é conhecido, é um acervo patrimonialque foi bem representativo na sociedade rural que existia no Nordeste do Brasil, lá pela metade do século XIX.
O engenho tem três espaços: casa grande, capela são Mateus e a senzala.
O espaçotem capacidade para hospedar até 28 pessoas.

Projetos vinculados ao engenho massangana
O engenho desenvolve no momento dois projetos chamados:
Educaçãopatrimonial, que é um espaço para a cidadania, onde o objetivo é destacar a importância do resgate e da preservação da memória e do patrimônio histórico de Pernambuco. Onde objetiva também propagar a vida e aobra de Joaquim Nabuco e a cultura do Nordeste.
Parque nacional da abolição, que é um espaço de preservação histórica, que tem o objetivo de restaurar, preservar, valorizar e difundir todo oconjunto arquitetônico do engenho massangana, que foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico de Pernambuco por toda a sua importância histórica ligadas a vida de Joaquim Nabuco.
Hoje em... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). O comércio do tabaco no periodo colonial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Com%C3%A9rcio-Do-Tabaco-No-Periodo/38700.html

MLA

"O comércio do tabaco no periodo colonial" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Com%C3%A9rcio-Do-Tabaco-No-Periodo/38700.html>.

MLA 7

"O comércio do tabaco no periodo colonial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Com%C3%A9rcio-Do-Tabaco-No-Periodo/38700.html>.

CHICAGO

"O comércio do tabaco no periodo colonial." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Com%C3%A9rcio-Do-Tabaco-No-Periodo/38700.html.