O colecionador de ossos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
CURSO DE DIREITO










A CONSEQUÊNCIA E
O COLECIONADOR DE OSSOS










MANAUS
2012
Manaus – AM
2012

Angela Angeline
Silvio Abibe









A CONSEQUÊNCIA E
O COLECIONADOR DE OSSOS










MANAUS
2012

SUMÁRIO




Introdução 4
A Consequência 5
O Colecionador de Ossos 7
Conclusão 9INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é baseado na análise dos filmes A Consequência e O Colecionador de Ossos. Filmes que tratam de assuntos divergentes e que devem ser analisados com base nos ensinamentos de Psicologia adquiridos em sala de aula.

O método de abordagem da professora Tânia Moura, trabalhando com filmes que tocam em assuntos delicados, pode nosproporcionar o debate em sala de aula. Com informações obtidas por meio desta didática, pudemos perceber o quanto era difícil o tratamento aos homossexuais na Alemanha na década de 80, demonstrando claramente a discriminação e o preconceito sofrido por pessoas que escolheram sua opção sexual divergindo do que era “normal” para a sociedade.

O Colecionador de Ossos nos traz uma realidade totalmentediferente do filme anterior, nos mostra um assassino em serie (serial-killer) que desafia um detetive paraplégico que já o havia prendido no passado. Durante a aula, podemos perceber os sintomas do protagonista quando relacionados a psicologia e os problemas do antagonista.











A Consequência

Este filme fora produzido na Alemanha em 1981 sendo definido como um filme dedrama. Foi bem recebido pela crítica local por tratar de um assunto pouco discutido até o momento e é conhecido por ter sido o pontapé inicial para a discussão saudável do assunto.

No filme, temos dois personagens principais, Martin e Thomas. Martin é um ator suíço que foi condenado a cumprir pena por ter se envolvido sexualmente com um rapaz ainda menor de idade. Na prisão, os companheiros deMartin não sabem de sua sexualidade e apenas desconfiam de que ele possa ser homossexual, mas o mesmo tenta esconder o fato para não sofrer represálias dos outros presos. Antes de ser preso, Martin trabalhava como ator e na prisão consegue produzir uma pequena peça teatral para os detentos e suas famílias, voltando praticar suas artes cênicas, nesta peça, os próprios detentos fizeram parte doelenco assim como o jovem Thomas, o filho de um carcereiro da prisão que fica deslumbrado com as habilidades de Martin e por descobrir sua verdadeira sexualidade. Thomas aproxima-se de seu ídolo, uma vez que também é homossexual, e declara-se a seu amado, revelando sua verdadeira homossexualidade. No começo, Martin acha que as ações do jovem Thomas são apenas para irritar seu pai que tem um pensamentoirracional quanto aos homossexuais e sabendo de Martin, vigia-o para que o mesmo não “contamine” seu filho.

Martin e Thomas ficam juntos até que Martin saia da prisão, do lado de fora, ambos percebem que o mundo não mudou e que ainda são tratados como doentes. Conhecendo o pai de Thomas, Martin tenta pedir a mão de seu companheiro para seu pai, mas é expulso de sua casa, levando Thomasconsigo. Pela influência, o pai de Thomas consegue manda-lo para uma escola reformatória, para “voltar” a ser homem e esquecer o seu amante. Nessa escola, todas as cartas que Thomas envia para Martin são mantidas pelo seu professor para que nunca cheguem a seu verdadeiro destino. Depois de inúmeras tentativas, Thomas consegue escapar do reformatório, mesmo já tendo sofrido vários castigos, e logo écapturado de volta, passando a morar em um dos blocos mais desertos. Tentando ajudar seu companheiro, Martin falsifica um diploma e infiltra-se na escola como professor, de onde passa a tentar uma pedagogia diferente com os jovens que lá estavam e eram ensinados a trabalhar de forma dura e cruel e ajudar Thomas a aguentar o que estava passando naquele local.

Martin, usando seus contatos,...
tracking img