O codigo dos samurais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Espírito
Infortúnios poderão ocorrer durante nossa jornada. O que quero dizer com "espírito" é a disposição do coração, do sentimento, do "fazer" em relação a nossa jornada. Muitas coisas podem acontecer, mas nenhuma delas poderá abalar seu ishin, seu único espírito.

2 - Não fale, ouça
Quando ensino, não costumo dar voltas. Acho perda de tempo. Se você está aí, na minha frente, é paraaprender. Existem alunos que, ao serem corrigidos ou alertados quanto à determinada técnica, começam a falar. Respondem, explicam, concordam (alguns até discordam), comentam, enfim, falam, falam, falam. O que me irrita muito. O aprendizado do Bushido é simples: ouvir, refletir! Não me façam perder tempo, vamos à execução!

3 - Lição número 1 da arte da guerra
Afastar os indecisos, inseguros ouconfusos antes de iniciar os planos. Não perder tempo elaborando planos mirabolantes ao lado de possíveis desertores, traidores ou loucos que poderão desviar os planos.

4 - Discernir o que é importante do que não é
Já disse aos meus alunos que não respondo a perguntas tolas e que não tenham utilidade nos dias de hoje. Há muitas coisas mais importantes a estudar. Por exemplo, como não perder oseu emprego.

5 - Manter o espírito de combate
Alguns pensam: "Quando já alcançamos nossos objetivos, não precisamos mais do espírito de combate". Entretanto, apesar de já possuirmos o que queríamos, também é fundamental manter o que foi conquistado. É quando sobrevém a preguiça, a tentação e a fraqueza.

6 - Uso do tempo
Durante a manhã, concentre-se em decidir a estratégia a se adotar.Durante a outra metade do dia, concentrar-se em executar.

7 - O que importa é que você falhou e não o quanto você se empenhou
Em uma batalha, todos se esforçam em busca das vitórias. Ao cometer falhas, exigir que o superior compreenda e tenha sentimentos é incoerente para o samurai. No meio da zona de combate, aquele que clama por atenção ou reconhecimento torna-se um empecilho ao bom andamento dogrupo. Esses indivíduos em geral choram ou abandonam seus postos, atrasando todo o andamento da guerra. Deve-se assumir prontamente o erro e responsabilizar-se pelas perdas e danos, independentemente do tamanho do seu esforço.

8 - Guerreiro ou Flor
Coitadinhos ou coitadinhas não devem ir a campo de batalha. Só atrapalham. Alguém gostaria de ter um samurai chorando no meio da batalha? Tendocrise de nervos? Com depressão? Ou precisando de um cafuné? Sendo tão inofensivo que não suporte um comando enérgico ou uma advertência verbal? Este não é um guerreiro. É uma flor. Deve estar num vaso e servir de ornamento para ninguém tocar. Não resiste a mais leve brisa da manhã.

9 - Limpe e te direi quem és
Existem em nossa casa samurais que vêm de todas as regiões do Brasil a fim de realizaro shugyo, treinamento intensivo que visa à iluminação na técnica e no espírito. Em outras palavras, recuperar o potencial humano. A limpeza é a primeira tarefa que executam. Cozinha, banheiro, quintal. Independentemente de ser estudante ou doutor, pobre ou rico, presidente ou porteiro, todos fazem a limpeza. Com a limpeza, pode-se conhecer o caráter daquele que chega a nossa casa. A limpezamanifesta nossa vontade, nossa atenção e nossa paciência.

10 - Limpar o jardim
Já disse que a primeira tarefa que o aluno deve fazer é a limpeza. Para aprenderem que os afazeres de pouca importância devem ser levados a sério. Para que não comecem a crescer ervas daninhas no jardim do espírito. É nesse momento, quando existe uma brecha aberta ao inimigo, que o castelo cai em ruína.

11 - Melhorarno que faz dá mais lucro que retaliar concorrentes
Você dirá que o concorrente vive tentando lhe passar a perna e criticando o seu trabalho. Enquanto ele critica, gaste seu tempo aperfeiçoando-se. Deixe-o perder tempo e busque você a perfeição. Quando chegar a um estágio elevado de perfeição, poderá aniquilá-lo com o golpe perfeito. Talvez ele nem seja páreo para se chamar concorrente.

12...
tracking img