O codigo de hamurabi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito Babilônico ( O código de Hamurábi )

O código de Hamurábi foi à lei, mas antiga escrita, que o homem já criou. A importância desse código reside ao fato deter sido o primeiro códigoescrito a reunir as leis que até então eram passadas de geração para geração através apenas da fala.
Hamurábi foi o sexto rei da Suméria atual Iraque, governou então o primeiro império babilônico emcerca de 1792 antes de Cristo. Seu nome conforme o costume da época elogiava uma divindade adorada pelos Amorreus chamado Habu.
Hamurábi governava várias cidadezinhas em conflito, mas sempreprocurava estabelecer paz e assim evitando uma guerrilha civil. Mais nunca poderia apoiar uma sem a irritação da outra, e a cada dia que passava seu poder parecia mais e mais fadado ao desaparecimento, aliás,essa época o rei não passada de um símbolo pro forme que não mandava quanto deveria. A primeira mudança que Hamurabi realizou foi instituir a religião no coração do povo,ele era monoteísta, ou seja,adorador de um único Deus, Demoraram cerca de 30 anos até que Hamurábi conseguisse ser o senhor de toda a região da Suméria e da Acádia, durante todo esse período ele pregava a fidelidade devida aoDeus Marduk, e a obrigatoriedade em se cumprir as suas leis, mas a história conta que após a sua morte o povo se desviou das orientações, e o império que estava indo muito bem começou a entrar emdecadência, os estados voltaram a brigar, a idolatria antes um pouco repriada agora se acentuava livremente nos bens populares e começou a haver inúmeras rebeliões internas seguidas de invasões de teoriaprincipalmente pelos Ititas e Cacitas, afinal muito desse comportamento reprovado, tinha por irônico que pareça uma temática religiosa, pois afinal de contas, eles representavam a própria vida dosDeuses, isso mesmo uma vida de bebedeira, ciúmes e farras era justamente o eco humano do comportamento dos Deuses mesopotâmicos.
O povo voltou a ficar desunido, e a idolatria também. Em pouco tempo...
tracking img