O cobre e suas ligas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COBRE E SUAS LIGAS

I – HISTÓRIA DO COBRE
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Onde atualmente é o norte do Iraque foi encontrado um colar de cobre de 8.700 a.C., porém, segundo historiadores, as primeiras descobertas importantes do cobre deram-se na área compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, ao Norte do Golfo Pérsico. Nesta área, considerada como o lugar da primeiracivilização do mundo, foram encontrados objetos de cobre de mais de 6.500 anos. O cobre era conhecido por algumas das mais antigas civilizações que se tem notícia e tem sido muito utilizado desde então. Acredita-se que o cobre foi encontrado na superfície da Terra por volta de 13.000 a.C. em forma de "cobre nativo", o metal puro em seu estado metálico. O cobre é um dos poucos metais que pode ocorrer na suaforma metálica não combinada com outros elementos. Sendo neste caso chamado de cobre nativo. No entanto, o cobre normalmente é encontrado em estado oxidado ou misturado com outros elementos, por este motivo o cobre nativo tinha a sua importância para povos antigos, que poderiam aproveitar o metal de uma forma mais prática e fácil de manusear. Usado inicialmente como substituto da pedra comoferramenta de trabalho, armas e objeto de decoração, o cobre tornou-se, pela sua resistência, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
Em 5.000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita. Osprimeiros indícios de utilização do ouro não foram vislumbrados até 4.000 a.C.. Descobriram-se moedas, armas, utensílios domésticos, sumérios de cobre e bronze de 3.000 a.C., inclusive tubos de cobre. Os egípcios também descobriram que a adição de pequenas quantidades de estanho facilitava a fusão do metal e aperfeiçoaram os métodos de obtenção do bronze; ao observarem a durabilidade do materialrepresentaram o cobre com o Ankh, símbolo da vida eterna. Na antiga China se conhece o uso do cobre desde, ao menos, 2000 anos antes de nossa era, e em 1200 a.C. já se fabricavam bronzes de excelente qualidade estabelecendo um manifesto domínio na metalurgia sem comparação coma do Ocidente. Na Europa o homem de gelo encontrado no Tirol (Itália) em 1991, cujos restos têm uma idade de 5.300 anos, estava acompanhado de um machado com uma pureza de 99,7%, e os elevados índices de arsênico encontrados em seu cabelo levam a supor que fundiu o metal para a fabricação da ferramenta.
Os fenícios importaram o cobre da Grécia, não tardando em explorar as minas do seuterritório, como atestam os nomes das cidades Calce, Calcis e Calcitis, ainda que tenha sido Chipre, a meio caminho entre Grécia e Egito, por muito tempo o país do cobre por excelência, ao ponto de os romanos chamarem o metal de aes cyprium, o Metal de Cyprus. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o símbolo químico "Cu". Através dos séculos, o cobre foi identificadopelo símbolo, que é uma forma modificada do antigo hieróglifo usado pelos antigos egípcios para representar a vida eterna.
O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova
das propriedades únicas do metal: durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductilidade e fácil manejo.
Apesar de sua antiguidade, o Cobre manteve, aliado aos metais maisnovos, um papel predominante na evolução da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revoluções tecnológicas pelas quais o ser humano já passou.
Registros históricos citam a utilização do bronze (liga cobre+estanho) nos primórdios da civilização, anterior mesmo à descoberta e ao uso do ferro. Entretanto, atualmente, o cobre é apenas o terceiro metal mais usado, atrás do ferro e do...
tracking img