O coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Coaching

Coaching é uma medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos, um instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa ou organização. É um processo com início, meio e fim, ele ajuda as pessoas a clarearem seus objetivos e a caminharem em sua direção, assim como conduz pessoas a tomada de decisões, mudanças e potencializa escolhas. O coaching é voltado àação, pois é o cliente que tem todas as respostas. É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais. O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades dedesenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferentes profissões e contextos. Contribui para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução. Ajuda na estabilização e no desenvolvimento contínuo do procedimento profissional, servindo de estímulo para a motivação, o rendimento e a capacidade de comunicação, quem sabe também para o sucesso, aproveitando as capacidades e osconhecimentos comuns do coach e do cliente. É importante citar também que o coach é muito procurado pelas empresas para o seu desenvolvimento e sustentabilidade.

O Trabalho

O trabalho do coaching envolve o coach, treinador ou profissional,que tem o papel de encorajar e motivar seu cliente, transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem seu rendimento profissional ou pessoal,visandosatisfazer seus objetivos visados pelo cliente,compartilhando pensamentos e idéias que estão soltos e podendo organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações que pode levar a concretizar antigos sonhos e o cliente o qual já citamos acima . Normalmente começa pela definição dos objetivos que podem abranger diversas áreas como a gestão do tempo, relacionamento interpessoal,trabalho em equipe, motivação de equipes e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, desde que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes. Definida a meta, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta desejada, seja por parte do cliente ou do cenário em que está inserido. Nestafase valores e crenças são confrontados com a meta e se há coerência entre eles. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente de acordo com os objetivos visados e ao meio em que este atua e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, facilita a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingir o prazo determinado, recursosnecessários e o comprometimento do próprio cliente, frente a um desafio proposto. A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos através de sessões de uma hora, que podem ser presenciais ou não, depende da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach.Há co-responsabilidade no processo decoaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

Diferentes Tipos de Coaching 

Coaching Executivo O Coaching Executivo nas organizações tem como objetivo alinhar as

competências pessoais dos colaboradores com as competências essenciais para o cargo exercido naorganização. Através do Coaching Executivo, o profissional pode desenvolver os seus mais variados recursos. Sua performance e comportamento se tornam mais eficientes, o que o habilita a produzir melhores resultados em todas as etapas de sua vida pessoal e profissional. O Coaching Executivo facilita o desenvolvimento profissional individual e, por consequência, o desenvolvimento sistêmico...
tracking img