O Cinema Causou Um Impacto Na Sociedade Quando Da Sua Criac A O E Difusa O

1271 palavras 6 páginas
Fernanda Couto Anjos

Análise: Porque o cinema é importante para entender a sociedade?

A sociedade e o cinema estão intimamente ligados e ao longo da história houve uma alternância de influencia entre eles. Desde sua criação como meio de comunicação registrando fatos e contando histórias, houve um impacto notável na sociedade. Desde a introdução do som nos filmes em 1927, o cinema tem sido um importante espelho do que é e tem sido as sociedades em suas diferentes épocas. Nesse sentido, o cinema se torna um espelho da sociedade seja tomando sua essência de ocasião e encenando-as em seus filmes, seja impondo novas modas e pensamentos à sociedade. Assim, para se entender a sociedade é importante analisar como ela está sendo absorvida e representada pelo cinema.

Nos anos 40 o cinema mostrou grande força quando filmes de gangsters americanos eram a grande pedida do público. Os filmes, que retratavam o que acontecia na sociedade americana na época ( a ilegalidade dos jogos e bebidas), foram acusados de trazer um modelo “não recomendado”a seus espectadores. Por isso, apesar de fazer grande sucesso nas bilheterias, a indústria cinematográfica norte americana tirou os filmes do ar, passando a focar em filmes de entretenimento. Contudo era impossível que o cinema não bebesse na ampla fonte que a sociedade servia e, nos anos seguintes, a possível segunda guerra mundial passou a ser uma das principais temáticas abordadas. Ainda de forma disfarçada -uma vez os EUA ainda não tinham declarado confronto- filmes como O Correspondente Estrangeiro de Hitchcock e Confissões de um Espião Nazi retratavam o espírito da época. Até o clássico Casablanca tem a temática primeira e segunda guerra como pano de fundo.

Apesar da relação intima com a realidade vivida, até então havia a convicção que o cinema era uma indústria ficcional ou uma versão exagerada da sociedade da época. Contudo em 1955 o filme Juventude transviada o cinema mostrou que tanto expunha modismos novos quanto tanto

Relacionados

  • O FUTURO DA ESCOLA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
    78629 palavras | 315 páginas