O ciclode vida de um produto/ havainas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSITIVO






O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO






































Curitiba, 2012.
UNIVERSIDADE POSITIVO






O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO







Trabalho apresentado a Universidade Positivo,
Para a disciplina de Fundamentos da Engenharia de Produção,
ProfªCuritiba, 2012.
SUMÁRIO


Introdução 4
1.0 As fases do ciclo de vida 5
1.1 Fase de introdução 5
1.2 Fase de crescimento 5
1.3 Fase de maturidade 5
2.0 Sobre as sandálias Havaianas - História 6
3.0 Listado mix de produtos das sandálias havaianas 7
Conclusão 10
Bibliografias 11





Introdução


Lançadas em 1962, ashavaianas foram inspiradas em uma típica sandália japonesa chamada ZORI, feita com tiras de tecido e solado de palha de arroz. As sandálias havaianas permaneceram por cerca de 30 anos no estágio de maturidade no ciclo de vida do produto. Trata-se de um produto básico de baixo custo e consumido pelas camadas menos favorecidas economicamente. Desde 1994 a Alpargatas fabricante das sandálias havaianasvem usando a estratégia de extensão de linha para desenvolver a marca.
1. As fases do ciclo de vida


1.1 Fase de Introdução:

Com a inspiração da sandália de dedo japonesa, Zori, feita de palha de arroz ou madeira lascada que era usada com os Kimonos. Criaram-se as sandálias Havaianas em 14 de junho de 1962. Mas a versão nacional trazia um diferencial: eram feitas de borracha. Umproduto natural, totalmente nacional e garantia calçados duráveis e confortáveis. Eram as tradicionais branquinhas com listras azuis.



1.2 Fase de Crescimento:



A ideia da nova sandália se espalhou feito rastilho de pólvora. Em menos de um ano, a São Paulo Alpargatas fabricava mais de mil pares por dia, o que levou ao aparecimento das imitações. A concorrência bem que tentou, masnão contava com a qualidade das “legítimas”, “as únicas que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”. Durante quase trinta anos, o consumidor das sandálias Havaianas, vendidas com mais freqüência em mercados de bairros, restringia-se a uma classe menos favorecida, conhecidamente “Havaianas é chinelo de pobre”.



1.3 Fase de Maturidade:



Era preciso adotar um novoposicionamento para alavancar as vendas e mudar sua imagem. O toque Midas foi lançado em 1994, de uma nova versão: as monocromáticas Havaianas Top, com cores fortes e ligeiramente mais altas no calcanhar. Uma clara referência a seu posicionamento no mercado: um produto mais caro do que as tradicionais. Impulsionada por maciços investimentos em campanhas publicitárias protagonizadas por artistas ecelebridades, transformou-se em objeto de desejo. Em seguida, a distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado. Cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público-alvo. Outra mudança foi na exposição do produto no ponto de venda. Ao invés de grandes cestas com os pares misturados, criou-se um display para valorizar o produto e facilitar a escolha e, claro, impulsionaras vendas. Continuando a segmentação de mercado, surgiram novas versões: Havaianas Brasil, lançadas durante a copa do mundo de 1998; a Surf; a Fashion; a Kids; a Clubes; a Floral; a Alamoana; a Baby; a Milênio entre outros modelos, além da havaiana Socks, uma meia que se adapta ao contorno do dedão do pé, permitindo que ele se encaixe na sandália ( primeiro passo da empresa para a expansão damarca). As novas opções caíram no gosto do povo. E de repente, andar de Havaianas por aí não parecia mais coisa de pobre, mas algo da moda. E assim as Havaianas se tornaram objeto de desejo dos brasileiros. Sucessivos ciclos de inovação em estilos e cores, que passaram a ser pesquisados com ajuda de birôs internacionais, romperam com o velho estigma e valorizaram o produto. A linha das sandálias...
tracking img